Facebook vai dar-te informações sobre os locais onde estás


O Facebook tem muita informação, dada pelos seus utilizadores. Mas tem dificuldades em apresentá-la no contexto certo. Por exemplo, se estás num restaurante, poderá ser-te útil abrir a app do Facebook e encontrar fotos dos teus amigos nesse restaurante, posts recentes feitos pelo restaurante e informações úteis como o menu, eventos futuros e reviews.

Consciente disso, o Facebook está a testar em Nova Iorque uma nova funcionalidade chamada Place Tips. A ideia é que sempre que estejas num café, loja, jardim ou museu tenhas informação útil e interessante sobre esse local no teu News Feed.

Para acederes ao Place Tips, tens de estar num local onde a funcionalidade faça sentido. Por exemplo, num restaurante. No topo do News Feed, aparecer-te-á um aviso semelhante a este:

fbplacetips_01

Clicando no aviso, tens acesso a tudo o que foi publicado no Facebook sobre esse restaurante:

  1. fotos e posts dos teus amigos tiradas no restaurante;
  2. fotos e posts do restaurante;
  3. check-ins dos amigos no restaurante;
  4. menu do restaurante;
  5. eventos que vão acontecer futuramente no restaurante;
  6. reviews dos amigos e das outras pessoas que estiveram no restaurante.

fbplacetips_02

O Place Tips vai funcionar também com jardins, museus e outros tipos de locais. Eis mais dois exemplos: um do Central Park e outro do The Metropolitan Museum of Art.

fbplacetips_03

Se não quiseres Place Tips no teu News Feed, podes desactivar a funcionalidade por completo nas definições. Podes também desactivar para alguns locais que, por exemplo, frequentes muitas vezes ou sobre os quais não tens qualquer interesse.

fbplacetips_04

O Place Tips está a ser testado em Nova Iorque, nomeadamente no Central Park, na Brooklyn Bridge, na Times Square, na Statue of Liberty ou no JFK Airport. Em todos esses locais, o Facebook vai usar a tua rede móvel, o Wi-Fi e o Bluetooth para determinar a tua localização.

Em outros sítios, como o The Metropolitan Museum of Art, o Dominique Ansel Bakery ou o Strand Book Store, também em Nova Iorque, a localização será determinada usando beacons – por isso, não irás estranhar quando te dissermos que o Place Tips é uma funcionalidade exclusiva do iPhone.