Father John Misty faz-te pensar duas vezes antes de comprares o seu novo álbum


Joshua Tillman não é propriamente um novato no mundo da música. Foi baterista da banda de post-rock Saxon Shore entre 2001 e 2004, lançou o seu primeiro álbum a solo, em nome próprio, no mesmo ano em que deixou a banda norte-americana e juntou-se aos Fleet Foxes em 2008 para participar nas gravações e na tour mundial do muitíssimo aclamado Helplessness Blues.

Em 2012, Tillman deixou a banda e embarcou numa nova aventura a solo, desta vez sob o nome de Father John Misty. Fear Fun, lançado no mesmo ano pela Sub Pop, é o nome do registo que apresentou ao mundo o seu novo pseudónimo.

Apesar do lançamento do segundo álbum, intitulado I Love You, Honeybear, só se realizar dia 10 de Fevereiro deste ano, o cantor deu a possibilidade aos fãs de o ouvirem antes dessa data. Para isso, criou um serviço de streaming falso, chamado SAP (sigla para Streamline Audio Protocol). Num comunicado, Tillman afirma que o SAP é um novo serviço onde são retiradas das músicas as vozes principais e alguns dos arranjos, tudo para que o consumidor consiga decidir de forma eficiente se gosta ou não da composição das músicas e, por sua vez, se está disposto a gastar dinheiro a comprá-las.

No mesmo comunicado, o cantor diz ainda que o formato dos ficheiros SAP soa “incrivelmente bem” quando reproduzido nas colunas de um computador ou num smartphone, para além de ocupar menos espaço que os ficheiros MP3.

No site deste novo serviço de streaming, tudo são clichés – desde o logótipo às imagens full width que servem de fundo para os textos de apresentação onde J. Tillman explica como surgiu a ideia.

sap_01

sap_02

sap_03

sap_04

Numa crítica clara à forma como a música é consumida hoje em dia, o músico reconhece que ninguém deve pagar por música que eventualmente acabará por não gostar, mas afirma que muitos artistas passam por maus momentos a nível financeiro por partilharem a sua música de graça, sendo que os custos para a produzir são muito elevados. Assim, o SAP é a resposta a este problema: nenhum artista partilha a sua música de graça e nenhum fã paga por música correndo o risco de acabar por não gostar dela.

sap_05

De I Love You, Honeybear, conhecemos, para além das versões reduzidas das músicas disponibilizadas, os singles “Bored In The USA” e “Chateau Lobby #4 (in C for Two Virgins)”.

O álbum está disponível para streaming gratuito no SAP e pode ser comprado aqui.

I Love You, Honeybear:

  1. “I Love You, Honeybear”
  2. “Chateau Lobby #4 (in C for Two Virgins)”
  3. “True Affection”
  4. “The Night Josh Tillman Came To Our Apt.”
  5. “When You’re Smiling and Astride Me”
  6. “Nothing Good Ever Happens At the Goddamn Thirsty Crow”
  7. “Strange Encounter”
  8. “The Ideal Husband”
  9. “Bored In The USA”
  10. “Holy Shit”
  11. “I Went To The Store One Day”
Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.