‘Game of Thrones’ catapultado para IMAX


Não são todas as séries de televisão que podem gabar-se de serem exibidas numa sala de cinema. Mas Game of Thrones não é uma série qualquer – e a HBO não é um canal qualquer. Os dois últimos episódios da 4ª temporada, assim como um trailer da 5ª temporada, serão exibidos em 150 salas IMAX norte-americanas no final deste mês.

Os episódios 9 e 10 da 4ª temporada – “The Watchers on the Wall” e “The Children” – estão a ser remisturados para o mostruoso ecrã das salas IMAX. Serão exibidos entre 26 e 29 em 150 cinemas IMAX nos Estados Unidos, juntamente com um trailer exclusivo da 5ª temporada, que estreará em Abril no canal de subscrição mensal HBO.

Se tiver sucesso nas bilheteiras, a exibição de Game of Thrones no grande ecrã significará para a HBO uma forma extra de receita, para além da assinatura mensal que os seus espectadores têm de pagar e da venda de direitos de transmissão da série às estações de televisão estrangeiras.

Esta iniciativa da HBO surge numa altura em que público em geral tem à sua disposição cada vez mais formas gratuitas e ilegais (mas não ilegítimas) de ver séries como Game of Thrones, que lidera os tops de pirataria em todo o mundo.

A HBO sabe que Game of Thrones não teria sucesso numa qualquer sala de cinema, mas apenas nas salas IMAX, onde a experiência de som e imagem é indescritível. De acordo com as primeiras estimativas, as salas de cinema norte-americanas tiveram pior resultado em quase 20 anos. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro terão sido vendidos 1,26 mil milhões de bilhetes nas salas dos EUA e Canadá, o valor mais baixo desde os 1,21 mil milhões registados em 1995 e um decréscimo de 6% em relação a 2013.

Por muito que se proclame o contrário, ainda há pessoas a ir ao cinema. A diferença centra-se no que se procura actualmente: uma experiência de som e imagem que não conseguiríamos ter em casa será sempre um bom motivo. Não será por acaso que o Interstellar fez milhões só em receitas de IMAX.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.