Hoje, a homepage do SAPO é um gigante cartoon


Hoje, a homepage do SAPO está diferente. A tiopografia não é a mesma, há caricaturas em vez de fotografias e as notícias foram escolhidas a dedo. “É a Liberdade de Expressão, pá!”, lê-se em letras grandes no topo da página.

“Hoje vestimos a nossa página principal (…) de caricaturas que ilustram um conjunto de temas de agenda, numa escolha que deliberadamente procurou misturar assuntos mais sérios e mais ligeiros, fraturantes e consensuais e numa abordagem que evidencia o humor e a sátira como formas de comunicação e como símbolos inquestionáveis da liberdade de expressão”, escreve Celso Martinho, director técnico do portal SAPO.

homepagesapocharlie_02

As caricaturas são da autoria de Henrique Monteiro, o cartoonista do SAPO, “que todos os dias desenha a sua visão dos acontecimentos que marcam o mundo”, conforme refere Celso Martinho, numa extensa nota editorial publicada no site.

Celso refer que “a sátira, a caricatura e a paródia são técnicas artísticas milenares profundamente enraizadas na nossa cultura e nas pessoas do nosso país. Eu não cresci com o teatro de revista, nem a ouvir os Parodiantes de Lisboa (embora me recorde vagamente dos sorrisos do meu avô durante as emissões do programa, que ouvia no seu rádio em AM durante o almoço), mas tive outras referências da minha geração, tantas, as suficientes para desenvolver a convicção de que o humor é e será sempre uma das formas de comunicação e expressão mais inteligente, verdadeira e inclusiva que existe, seja de que estilo for.”

“A Internet deu à humanidade uma quantidade de recursos, informação, conhecimento e oportunidades sem precedentes e revolucionou tudo ou quase tudo o que tínhamos como certo. Nesse movimento de transformação e de contínua aprendizagem, de que nós orgulhosamente fazemos parte, nunca foi tão importante recordarmos valores básicos como a liberdade de expressão e o respeito pelo outro. E, já agora, lembrarmo-nos de que o riso é um dos factores distintivos da espécie humana.”, conclui o director técnico do SAPO.

A homepage especial do SAPO termina com um espaço de opinião sobre a temática da Liberdade de Expressão.

homepagesapocharlie_03

Update às 20h10 de 12/01/2015: a homepage foi actualizada esta tarde com a notícia da 3ª Bola de Ouro que Cristiano Ronaldo recebeu das mãos da FIFA.

homepagesapocharlie_04