Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
O fundador do MegaUpload e do Mega, Kim Dotcom, lançou o MegaChat, um serviço idêntico ao Skype e ao Google Hangouts, os principais concorrentes, que pretende apostar na segurança e na privacidade das comunicações entre os seus utilizadores.
O projecto tinha sido anunciado em Dezembro de 2014 e foi agora posto à disposição dos internautas na versão beta. Apesar de não existirem número oficiais, Kit Dotcom tem demonstrado felicidade perante este lançamento:
#Mega has over 15 million registered users now. I think #MegaChat could elevate us to 100+ million users by the end of 2015. #Prediction
— Kim Dotcom (@KimDotcom) January 22, 2015
New user registrations at Mega are EXPLODING! Thanks for using #MegaChat.
— Kim Dotcom (@KimDotcom) January 25, 2015
O MegaChat, de acordo com Kim, não só deixa fazer as habituais chamadas de voz e vídeo (conferências ainda não) como permite partilhar ficheiros com comunicações seguras e codificadas. Esta troca de ficheiro é controlada pelo serviço User Controlled Encryption: basicamente o utilizador recebe uma password que tem de passar à pessoa que recebe o ficheiro, que terá então de usar a senha para aceder ao ficheiro. Os servidores do MegaChat estão localizados fora dos EUA.
Kim Dotcom launches MegaChat encrypted video calling service http://t.co/Zazo51RSSO pic.twitter.com/TPef7jf0Em
— Engadget (@engadget) January 22, 2015
O serviço está a ter bastante sucesso e prova disso é que uma hora depois do lançamento já somava um total de 500 mil chamadas. Um dos objetivos é que o serviço leve o Mega até aos 100 milhões de utilizadores, agora com 15 milhões, até ao final do ano, uma vez que o MegaChat está inserido nos serviços prestados pelo Mega. Actualmente, o Mega oferece 50 gigabytes aos seus utilizadores de graça e está em terrenos financeiros negativos, com Kim Dotcom em bancarrota.
O MegaChat não obriga a instalação de software nem de extensões de browsers, sendo que estas existem para Chrome e Firefox como complemento. O próximo passo será disponibilizar uma versão para smartphones.
Will there be mobile apps for #MegaChat? Hell yeah! ASAP!
— Kim Dotcom (@KimDotcom) January 22, 2015