Kim Dotcom ambiciona “matar o Skype” com o MegaChat


O fundador do MegaUpload e do Mega, Kim Dotcom, lançou o MegaChat, um serviço idêntico ao Skype e ao Google Hangouts, os principais concorrentes, que pretende apostar na segurança e na privacidade das comunicações entre os seus utilizadores.

O projecto tinha sido anunciado em Dezembro de 2014 e foi agora posto à disposição dos internautas na versão beta. Apesar de não existirem número oficiais, Kit Dotcom tem demonstrado felicidade perante este lançamento:

O MegaChat, de acordo com Kim, não só deixa fazer as habituais chamadas de voz e vídeo (conferências ainda não) como permite partilhar ficheiros com comunicações seguras e codificadas. Esta troca de ficheiro é controlada pelo serviço User Controlled Encryption: basicamente o utilizador recebe uma password que tem de passar à pessoa que recebe o ficheiro, que terá então de usar a senha para aceder ao ficheiro. Os servidores do MegaChat estão localizados fora dos EUA.

O serviço está a ter bastante sucesso e prova disso é que uma hora depois do lançamento já somava um total de 500 mil chamadas. Um dos objetivos é que o serviço leve o Mega até aos 100 milhões de utilizadores, agora com 15 milhões, até ao final do ano, uma vez que o MegaChat está inserido nos serviços prestados pelo Mega. Actualmente, o Mega oferece 50 gigabytes aos seus utilizadores de graça e está em terrenos financeiros negativos, com Kim Dotcom em bancarrota.

O MegaChat não obriga a instalação de software nem de extensões de browsers, sendo que estas existem para Chrome e Firefox como complemento. O próximo passo será disponibilizar uma versão para smartphones.