Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
O lançamento da cápsula Dragon, dentro de um foguetão Falcon 9, tinha sido adiado para 6 de Janeiro, mas só chegou a acontecer este sábado, dia 10, no minuto previsto: 9h47 (hora de Lisboa).
Deste sábado e até hoje, a Dragon esteve em viagem em direcção à Estação Espacial Internacional, transportando 2,28 toneladas de mantimentos (comida, água e roupa) e equipamento científico.
At 6:12am ET on Monday, #Dragon will catch up to @Space_Station. The 57.7foot robotic arm will reach out & capture it pic.twitter.com/J1l4wbPHTH
— NASA (@NASA) January 10, 2015
#Dragon now bolted to #ISS! #ISScargo unloading scheduled to begin Tuesday. What's aboard: http://t.co/kluw3s9KkY pic.twitter.com/muCo16MDIU
— NASA (@NASA) January 12, 2015
Entretanto, o foguetão Falcon 9 que levou a Dragon para fora da Terra regressou ao solo do planeta, mas a aterragem – em pleno Oceano – numa gigante plataforma flutuante de 91 metros de comprimento e 51 de largura não correu como deveria.
Elon Musk, o patrão da SpaceX, tweetou tudo o que aconteceu. “Foi por pouco”, disse, acrescentando que a plataforma flutuante ficou apenas ligeiramente danificada (é preciso substituir algumas peças) e que a sua equipa não conseguiu recuperar o vídeo do impacto/aterragem.
Rocket made it to drone spaceport ship, but landed hard. Close, but no cigar this time. Bodes well for the future tho.
— Elon Musk (@elonmusk) January 10, 2015
Ship itself is fine. Some of the support equipment on the deck will need to be replaced…
— Elon Musk (@elonmusk) January 10, 2015
Didn't get good landing/impact video. Pitch dark and foggy. Will piece it together from telemetry and … actual pieces.
— Elon Musk (@elonmusk) January 10, 2015
No fundo, o foguetão aterrou com demasiada força na plataforma e caiu. A plataforma, localizada ao largo da Flórida, numa uma noite escura e de nevoeiro, não sofreu danos graves. Se o procedimento tivesse sido bem sucedido, teria sido um marco importante, porque a reutilização dos foguetões pode reduzir em 100 vezes o custo de uma missão espacial.
Não foi desta.