O novo Google Translate quase que faz magia


 

A app Google Translate para telemóveis recebeu hoje uma actualização importante – e é agora muito mais útil em viagens ao estrangeiro. Permite traduzir uma conversa falada em tempo real e também o texto de um sinal de trânsito ou letreiro através da câmara.

Se estiveres num país cuja língua não seja o português ou o inglês, é provável que tenhas dificuldade em perceber menus de restaurantes, sinais de trânsito, letreiros em montras de loja ou nomes de produtos em supermercados. Mesmo idiomas como o espanhol, o francês, o alemão ou o italiano – que alguns de nós entendem – podem pregar rasteiras.

Traduzir texto que vemos em espaços físicos é muito simples. Basta abrir a app Google Translate, apontar o telemóvel para o texto que queremos traduzir e como que magia o mesmo aparece traduzido no visor. Assim:

novogoogletranslate_01

A app já permitia usar a câmara para que a tradução. Bastava fotografar um texto, por exemplo, e a tradução era feita para uma das 36 línguas disponíveis. “Agora, estamos a elevar isto a um outro nível e permitir que traduza instantaneamente texto usando a câmara”, escreve a Google no seu blogue oficial.

Por agora, esta tradução instantânea funciona apenas com inglês, francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol. A funcionalidade chama-se World Lens.

novogoogletranslate_02

Outra novidade é  a tradução de conversas em tempo real. Para isso, basta carregar no botão, falar para o microfone e o Google Translate faz em poucos segundos a conversão para o idioma selecionado. A app reconhece automaticamente qual das duas línguas está a ser falada, permitindo uma conversa fluída.

O vídeo mostra como:

A actualização chegará às lojas Android e iOS nos próximos dias. Actualmente, o Google Translate é utilizado mensalmente por 500 milhões de pessoas, que realizam mais de mil milhões de traduções diárias.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.