Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A Google passou a disponibilizar hoje em Portugal o Indoor Maps, uma funcionalidade do Google Maps que permite aos utilizadores visualizarem mapas interiores detalhados, encontrarem pontos de interesse relevantes no interior e obterem informação relevante e útil. Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, El Corte Inglés e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto são alguns dos primeiros 49 locais a dispor da funcionalidade. A lista inclui também estações de metro e de comboio.
“O Indoor Maps é mais uma forma de a Parques de Sintra dar a conhecer o Património sob a sua gestão ao máximo de pessoas possível em todo o mundo”, refere Pedro Trocado, Coordenador de Projectos Tecnológicos da Parques de Sintra, a empresa responsável pelo Palácio da Pena e pelo Palácio Nacional de Sintra, entre outros monumentos.
O Indoor Maps é parte integrante da app Google Maps para Android/iOS e está neste momento disponível em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido, Austrália e agora em Portugal. Para além de te dar um mapa detalhado do interior de edifícios, o Indoor Maps permite-te navegar nos mesmos.
Ideal para quem, por exemplo, é novo numa universidade ou tem mobilidade reduzida. “Plantas específicas para pessoas com mobilidade reduzida foram também acrescentadas num complemento à nossa política institucional em termos de acessibilidades”, refere João Falcão e Cunha, Director da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Sempre que disponíveis, os mapas interiores são apresentados no Google Maps quando o utilizador amplia um local. Além da navegação pelo espaço, os mapas permitem a identificação de pontos de interesse específicos que podem ser as lojas e secções presentes num centro comercial, o salas de aulas em edifícios universitários ou caixas de multibanco. Sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador pode seleccionar o andar bastando clicar no número do piso a que pretende aceder.
Espaços que não estejam incluídos nesta lista inicial de lançamentos não têm de ficar de fora do serviço Indoor Maps. Os respectivos proprietários precisam apenas de enviar à Google uma planta do seu espaço. Todos os detalhes estão nesta página.
Onde podes usar o Indoor Maps em Portugal?
Partilhamos a lista dos 49 locais onde a funcionalidade já está disponível.
Estações de Comboio
- Aveiro
- Braga
- Guimarães
- Coimbra
- Faro
- Lagos
- Cascais
- Sintra
- Porto Campanhã (Porto)
- São Bento (Porto)
- Cais do Sodré (Lisboa)
- Rossio (Lisboa)
- Santa Apolónia (Lisboa)
Estações de Metro (Porto)
- Aliados
- Bolhão
- Campanhã
- Campo 24 de Agosto
- Carolina Michaelis
- Casa da Música
- Combatentes
- Estádio do Dragão
- Faria Guimarães
- Heroísmo
- Marquês
- Nau Vitória
- Pólo Universitário
- Salgueiros
- Santo Ovidio
- São Bento
- Trindade
Monumentos e Museus
- Palácio Nacional de Queluz
- Palácio de Monserrate
- Palácio Nacional de Sintra
- Palácio Nacional da Pena
- Palácio Nacional de Mafra
- Palácio da Bolsa do Porto
- Aquário Vasco da Gama
- Planetário Calouste Gulbenkian
- Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Pinheiro Cardoso
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Centro de Arte Moderna
- Museu da Marinha
- Museu Nacional do Azulejo
Centros Comerciais
- El Corte Ingles
Centros de Convenções
- Centro de Congressos do Estoril
- Centro Cultural de Belém
Universidades
- Universidade do Porto: Faculdade de Engenharia (FEUP)
- Instituto Superior Técnico (IST)
Estádios
- Estádio do Dragão