Ronaldo, Maria Pereira e Vhils: três portugueses na lista ‘2015 30 under 30’ da Forbes


Todos os anos, a revista Forbes distingue 30 jovens com menos de 30 anos em diversas categorias. É a lista 30 Under 30 que este ano conta com 20 categorias e 600 nomes de várias nacionalidades. Entre eles, estão 3 portugueses: o futebolista Cristiano Ronaldo, a cientista Maria Pereira e o street artist Vhils.

Na categoria Desporto, aparece o avançado do Real Madrid Cristiano Ronaldo, de 29 anos, “já considerado um dos melhores [futebolistas] de todos os tempos”. A Forbes lembra que Cristiano Ronaldo é o segundo atleta mais bem pago do mundo, tendo lucrado cerca de 80 milhões de dólares em 2013 (cerca de 66,64 milhões de euros).

Em Cuidados de Saúde está Maria Nunes Pereira, de 29 anos, que actualmente desenvolve a sua actividade em Paris. Em Agosto de 2014, Maria Pereira foi a primeira portuguesa a integrar a lista de inovadores com menos de 35 anos de uma revista norte-americana, a MIT Technology Review (do Massachusetts Institute of Technology). Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, a investigadora portuguesa surge na lista da Forbes por ter contribuído, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de um novo adesivo que funciona como uma cola e que permite reparar mais facilmente defeitos cardiovasculares que afectam seis bebés em cada mil nascimentos.

O artista Alexandre Farto, que assina como Vhils, surge na categoria Arte e Estilo. A Forbes diz que Alexandre Farto, de 27 anos, “fez murais em mais de 50 cidades de todo o mundo”, sendo que a maioria “mostra rostos, feitos com uma técnica que combina escavação e pintura”. A revista recorda a exposição a solo do artista português, Dissecação/Dissection, que esteve patente no Museu da Electricidade, em Lisboa, e que “atraiu mais de 65 mil visitantes em três meses” de 2014. A publicação menciona ainda o vídeo que Vhils fez para os U2.

A lista 30 Under 30 pode ser consultada no site forbes.com/30under30; será publicada na edição de Janeiro da revista norte-americana.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.