A cadeira que se monta sozinha


Cientistas de um dos laboratório do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram uma cadeira que se monta sozinha: as várias partes da cadeira interligam-se automaticamente, sem ajuda humana. Mas como? Através da força magnética.

As 6 peças diferentes da cadeira são colocadas num tanque com água e, graças aos ímans que incorporam e às “correntes” que se formam no recipiente, atraem-se entre si (atracção magnética). Desta forma a cadeira monta-se sozinha, sem ser necessária a força humana ou um livro de instruções para os menos habilidosos.

As várias componentes da cadeira são desenhadas especificamente para serem o “par” ideal umas das outras, caso contrário o resultado final podia ser tudo… menos uma cadeira normal. Este é um dos primeiros projectos a mostrar que é possível juntar logicamente, sem a ajuda de um ser humano, materiais programados para esse efeito.

O teste que aqui te mostramos foi feito com uma cadeira de apenas 15 centímetros de largura e comprimento. De acordo com os cientistas, apesar de a cadeira ser relativamente pequena, a experiência – que podes ver no vídeo em versão acelerada – demorou cerca de 7 horas até estar completa. É um começo.