A IKEA fez um teclado de emoticons para o teu telemóvel


Se és uma daquelas pessoas que recorre aos emoticons quando não sabe o que dizer, certamente já te faltaram emoticons como te faltam as palavras. Se já desesperaste por não ter o ícone de uma cama, um sofá, um banco, um candeeiro ou um prato de almôndegas para enviar a um amigo, este teclado da IKEA é para ti.

A marca de mobiliário sueca criou uma app com mais de 100 emoticons para os teclados de iPhones e Androids. Como seria de esperar, a maioria dos emoticons estão relacionados com o universo doméstico: há comida, cães, gatos e, obviamente, estantes, mesas de cabeceira e utensílios de cozinha.

A IKEA defende que o objectivo do seu teclado é melhorar as relações humanas, uma vez que homens e mulheres “sempre tiveram dificuldades em comunicar”. A empresa espera assim que a app renove a comunicação entre amigos e familiares disponibilizando uma forma simples de falar sobre a casa.

A má notícia é que o teclado não é muito intuitivo. O emoticon não aparece automaticamente quando tocas nele, tens depois que o colar na caixa de texto. Além disso, é enviado como uma imagem grande e não como o ícone pequeno a que estamos habituados.

Ainda assim, não há como negar a criatividade e qualidade do design dos emoticons e podes sempre fazer download para testares os IKEA Emoticons. O teu pai deixou as chaves de casa numa estante Billy? A tua irmã fez uma mancha de ketchup no sofá Klippan? Para a IKEA é impossível que ela se sinta ofendida se a mandares limpar com emoticons.

Pelo menos para a empresa, a campanha pode vir a tornar-se mais útil do que pensávamos. Afinal, a felicidade doméstica pode levar a comprar mais móveis.