À venda em França: monopólio com dinheiro verdadeiro


Para celebrar o 80º aniversário da chegada do Monopólio a França, está a ser vendida no país uma edição especial do popular jogo de tabuleiro com dinheiro verdadeiro:  em 80 dos tabuleiros postos à venda há notas do jogo substituídas por notas reais. Num dos casos, todas as notas do jogo foram substituídas: o felizardo que comprar essa caixa vai encontrar 20 580 euros.

É o prémio maior, mas não é o único. Dez outras caixas vão ter 300 euros: cinco notas de 20 euros, duas de 50 euros e uma de 100 euros. As 69 caixas restantes, vão ter apenas cinco notas de 10 euros e cinco notas de 20 euros. Mas não vai fácil teres sorte: as 80 caixas com prémio têm a mesma aparência das 30 mil outras caixas que chegaram ao mercado na mesma altura.

“Queríamos fazer algo único”, afirmou a directora de marca da Hasbro em França, Florence Gaillard, ao The Guardian. O resultado é fruto da vontade dos franceses: “quando questionámos os nossos clientes franceses, eles disseram-nos que queriam encontrar dinheiro verdadeiro nas suas caixas de Monopólio”, explicou.

A iniciativa foi mantida em segredo até agora graças ao cuidado extremo no processo: “as notas foram escoltadas de forma discreta”, referiu. A edição especial foi produzida em Creutzwald, uma cidade pequena no nordeste da França.

O único problema residiu no encaixe das notas verdadeiras, com diferentes tamanhos, no packaging já definido para notas falsas. Aí não há como dar a volta à questão. Apesar disso, uma pessoa que pegue numa caixa de Monopólio com notas verdadeiras ou numa com notas falsas não vai notar a diferença: pesam quase o mesmo.

Esta edição – ainda que limitada – pode dar aso à tua imaginação dos entusiastas do Monopólio que sempre sonharam em tornar o jogo mais “sério”. Que as longas (segundo a Hasbro, a maior duração do jogo foi de 70 dias seguidos) batalhas financeiras entre familiares e amigos continue!