Esquecemo-nos de falar dos Óscares?


Depois de dois bons anos, o Twitter não divulgou os números dos Óscares. Em 2014, tivemos a famosa selfie da Ellen, que, de uma forma ou de outra, contribuiu para os 14,7 milhões de tweets feitos durante a cerimónia. No ano anterior, a maior gala da Academia norte-americana tinha resultado em apenas 6,8 milhões de tweets.

Na publicação feita pela empresa no seu blogue, são destacados os principais momentos da cerimónia e os seus efeitos na rede social, e é partilhado um mapa que mostra a actividade dos utilizadores durante a passadeira vermelha e durante o evento de entrega das estatuetas douradas. Nada de números.

Em 2013, o Twitter escreveu: “Ao todo, existiram 8,9 milhões de tweets em torno dos 85ª Academy Awards: 2,1 durante a passageira vermelha e 6,8 milhões durante a gala de prémios.”

Em 2014, o discurso do Twitter foi semelhante. No seu tradicional post, referiu: “Durante a cerimónia, existiram mais de 14,7 milhões de tweets em todo o mundo contendo termos relacionados com a mesma. Incluindo a passadeira vermelha e comentários depois da fala, foram 17,1 milhões os tweets relacionados com os Óscares.”

46% menos tweets que em 2014, diz a Nielsen

O Twitter não divulga os números de 2015, mas a empresa de estudos de mercado Nielsen fala em 5,9 milhões de tweets relacionados com os Óscares. De acordo com o Mashable, a mesma Nielsen apurou 11,1 milhões de tweets em 2014 (um número mais baixo que os 17,1 do Twitter, note-se), isto é, houve uma quebra de 46%.

Outro dado que o Twitter revelou no ano passado foi as impressões: 3,3 mil milhões de “impressões relacionadas com os Óscares”. Impressões referem-se ao número de vezes que um ou vários tweets são vistos, incluindo tweets incorporados em websites e blogs (portanto, fora do twitter.com). Significa isto que, de acordo com o Twitter, os 17,1 milhões de tweets relacionados com a gala da Academia foram vistos 3,3 mil milhões de vezes no total. Este ano, a Nielsen estima 800 milhões de impressões. Todavia, há que fazer uma ressalva: os 3,3 mil milhões do Twitter dizem respeito a um período de 48 horas, enquanto que os 800 milhões da consultora Nilson se estendem desde 3 horas antes da cerimónia até 3 horas depois da cerimónia (≈10 horas).

Um Óscar para o Facebook

O Facebook, por seu lado, refere que existiram na sua plataforma 21 milhões de pessoas a ter 58 milhões de interacções relacionadas com a noite dos Óscares. No ano anterior, os números foram bem mais pequenos: 11,1 milhões de utilizadores para 25,4 milhões de interacções.

A audiência mais baixa desde… 2009

Há 6 anos que os Óscares não tinham uma audiência televisiva tão baixa. De acordo com dados da Nielsen, a cerimónia foi acompanhada por apenas 36,6 milhões de pessoas no canal de televisão norte-americano ABC, que a transmitiu. Em 2014, os Óscares chamaram 43,7 milhões de pessoas.

Esquecemos-nos de ver os Óscares?