Facebook adiciona ferramenta de compra e venda aos grupos


A empresa de Mark Zuckerberg quer facilitar a compra e venda de produtos em grupos, uma prática recorrente hoje em dia. Nesse sentido, passou a permitir a criação de grupos de Facebook específicos para esse efeito.

fbgruposvender_01

Os grupos de Facebook para venda não são iguais aos outros grupos. Podemos escrever posts ou partilhar fotos na mesma, mas nestes grupos encontramos um outro botão: Sell Something. Através dele, os membros podem criar posts com o que pretendem vender, adicionando uma descrição, o preço e o local de entrega/recolha.

fbgruposvender_02

Caso tenhas sucesso e o teu produto seja vendido, podes marcar o teu post como “sold”. Os vendedores podem também aceder facilmente ao seu catálogo com o histórico de vendas.

fbgruposvender_03

A ferramenta de compra e venda está em teste por alguns grupos. Por exemplo, o guitarrista profissional Kadu Carvalho, do Rio de Janeiro, criou um grupo para ajudar músicos de todo o Brasil a comprarem e venderem instrumentos. Em apenas 3 anos, o grupo cresceu para mais de 34 mil membros, permitindo a Kadu não só comprar, vender e trocar instrumentos musicais, mas também aumentar exposição e notoriedade da sua banda, os Swell.

Se administras um grupo no Facebook e queres ter essa funcionalidade o mais rápido possível, o que encontras aqui pode interessar-te. Ao longo dos próximos meses, o Facebook vai alargar estas ferramentas a mais utilizadores, nas plataformas iOS, Android e web.

Em Portugal, grupos como o “Troca e Vendas de Bilhetes (Concertos e Festivais)” ou “Venda e Troca de Bilhetes” chegam quase a somar 100 mil utilizadores.