Facebook está a trabalhar em apps de realidade virtual


Já passou quase um ano desde que o Facebook comprou a Oculus VR, um dos principais players de realidade virtual no mercado, por cerca de 2 mil milhões de dólares. Na conferência Code/Media, promovida pelo site Re/code, o Chief Product Officer do Facebook Chris Cox revelou que a empresa está a desenvolver a suas próprias apps de realidade virtual.

“Estamos a trabalhar em aplicações para a realidade virtual”, disse o executivo ao editor sénior do Re/code Peter Kafka. Chris Cox admitiu que o resultado final está ainda longe de chegar ao público e que ainda será necessário muito tempo para que muitos utilizadores tenham equipamentos como os óculos de realidade virtual.

Mas Cox está certo de que o futuro inclui realidade virtual. “Quando estás no Facebook, estás apenas a enviar pedaços de experiências – uma foto, um vídeo, um pensamento”, referiu, acrescentando que o VR permite “uma imagem mais envolvente”.

O Facebook não está sozinho nisto da realidade virtual. A Microsoft apresentou recentemente um conceito de hologramas e a Google anda redefinir o seu Google Glass, enquanto faz sucesso com o seu Cardboard. Todavia, o Facebook através da Oculus VR tem sido quem mais se tem destacado neste campo. Para além do desenvolvimento do equipamento Oculus Rift, a empresa quer criar uma loja de apps VR e tem trabalho com a Samsung nos óculos Gear VR.