John Oliver desconstrói a indústria do tabaco


Há décadas que o tabaco se tornou uma indústria muito rentável. No entanto, a sociedade e os médicos uniram-se contra este “mal” e, por todo o mundo, plantaram avisos do quão prejudicial esta substância (principalmente a nicotina) pode ser para a saúde dos fumadores. “Fumar Mata” passou a ser uma frase comum na vida de quem fuma, assim como imagens de pulmões decadentes ou de gargantas escuras. No passado domingo, no seu Last Week Tonight da HBO, o comediante John Oliver desmontou o puzzle do tabaco em 20 minutos.

Na década de 1960 era mais fácil ver uma pessoa com um cigarro do que uma sem cigarro: até nos desenhos animados as personagens erguiam o tabaco entre os dedos. E o fumo saiu… até que o alarme de incêndio tocou e a opinião pública incendiou o debate. John Oliver mostra até um discurso da década de 1970 em que se acredita que as mulheres que fumavam davam à luz bebés mais pequenos, mas saudáveis. O medo instalou-se e na década de 190 foram muitas as restrições impostas a empresas como a Marlboro ou a Camel.

johnolivertabaco_frame01

Exemplo de pacotes de tabaco na Austrália; a Ucrânia processou o país por estar a prejudicar as suas exportações

johnolivertabaco_frame02

Na verdade, a Ucrânia não exporta tabaco; o país está a tomar a estratégia de Kanye West, brinca John Oliver

Entre 1965 e 2015, a taxa de adultos fumadores desceu de 43% para 18%. Porém, 50 anos depois, os lucros parecem até ter aumentado. Como assim? Ao que tudo indica os jovens estão a consumir mais e as empresas norte-americanas estão a conseguir aumentar as receitas internacionalmente, principalmente em países menos desenvolvidos. O exemplo dado é da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, que montou um quiosque patrocinado pela empresa ao lado de uma escola da Indonésia. Estratégias como esta têm levado à abertura de vários processos legais por todo o mundo.

Recentemente foram descobertas ligações entre o movimento Tea Party, do Partido Republicano americano, com empresas de tabaco como a Big Tobacco que terá dado dinheiro para os fundos do partido.

johnolivertabaco_frame03

#JEFFWECAN no Uruguai – Jeff the Diseased Lung in a Cowboy Hat

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.