Novo filme do Homem-Aranha previsto para 2017


Podes dizer: Habemus Homem-Aranha em 2017 nos cinemas. A Sony Pictures chegou a acordo com a Disney, a actual proprietária dos estúdios Marvel, para a produção de um novo filme do super-herói. Nos banda desenhada, o Homem-Aranha pertence à Marvel, mas é a Sony que detém os direitos para o uso do super-herói no cinema. O novo filme do Homem-Aranha já tem uma data concreta de estreia: 28 de Julho de 2017.

Em Maio de 2014, chegava às salas de cinema O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro. Nada fantásticos foram os resultados de bilheteira: este último filme foi o menos visto, com uma tendência de queda que se verifica desde o primeiro. Agora, a Sony Pictures volta a chamar a Marvel para uma co-produção que pretende renovar a imagem do herói. A reestruturação deve também passar pelo escolha do actor protagonista: nem Andrew Garfield, o último protagonista, nem Tobey Maguire dos primeiros três filmes parecem vir a ser opção. 

A ex-líder da Sony, Amy Pascal (que abandonou o cargo recentemente na sequência do emails revelados pelo Sony Hacks), foi uma das responsáveis pelo início cinematográfico do Homem-Aranha há 13 anos e regressa agora aos estúdios para produzir este novo filme a par de Kevin Feige, da Marvel. Vão ambos ser os directores criativos da produção programada para 2017. “Esperamos entregar a continuidade criativa e a autenticidade que os fãs exigem do Universo Cinematográfico da Marvel”, afirmou Feige num comunicado da Marvel, considerando que o personagem que já tem mais de 50 anos de história é um dos mais “icónicos e amados por todo o mundo”, “o que abre novas e excelentes oportunidades para contar histórias”.

A Sony continuára, no entanto, a financiar, distribuir e a ter o controlo criativo final dos próximos filmes, uma vez que tem os direitos de autor do Homem-Aranha desde 1999, ano em que os adquiriu por 7 milhões de dólares (cerca de 6 milhões de euros) à Marvel. Actualmente, segundo a Marvel, o franchise do Homem-Aranha está avaliado em 4 mil milhões de dólares. É o mais bem sucedido da história da Sony Pictures.

Em exclusivo, a Variety divulgou que o acordo entre as duas empresas foi feito a custo zero para o lado da Marvel (Disney). O acordo é bilateral: a Marvel não receber os lucros de nenhum filme da Sony com o Spider-Man nem a Sony vai receber lucros dos filmes da Marvel em que o Spider-Man estiver presente. Este “empréstimo” dá benefícios a ambas as empresas.

Peter Parker vai também fazer uma aparição noutra produção cinematográfica com outro herói da Marvel. Ao que tudo indica, o Homem-Aranha deverá aparecer ao lado do herói Capitão América, conhecido pelo seu escudo, no novo filme Captain America: Civil War, nos cinemas em 2016.

(fonte: Marvel)