O Nissan que brilha no escuro


Brancos, pretos, vermelhos, cinzentos ou azuis – estas são as cores que mais predominam nos carros que vemos diariamente nas estradas. Mas, de noite, os veículos não têm cor, sendo distinguidos na estrada através dos faróis luminosos. Estes raios de luz podem, por vezes, ser intensos, prejudicando a condução de quem está na estrada em sentido contrário.

Com essa premissa em mente, a Nissan desenvolveu um carro que brilha no escuro graças a uma pintura orgânica “carregada” de energia ultravioleta. No fundo, a tinta do carro é feita integralmente de materiais orgânicos (entre eles um elemento natural, e raro, chamado aluminato de estrôncio), que acumulam a tal energia. O “carregamento” é feito de dia para que à noite (dura cerca de 8 a 10 horas) seja só… brilhar.

Esta tinta especial tem uma durabilidade de cerca de 25 anos, segundo a Nissan.

Nissan torna-se a primeira fabricante a aplicar pintura que bril

Nissan torna-se a primeira fabricante a aplicar pintura que bril

Um carro que brilha no escuro pode ser uma vantagem na estrada. Por um lado, este sistema pode evitar colisões por falta de visibilidade à noite. Por outro, ao contrário das luzes médias ou dos chamados “máximos”, é uma luz que não fere os olhos do condutor que está em sentido contrário. Mais user friendly para quem está sentado ao volante, o novo modelo da Nissan mostra-se ainda como um passo em frente nas questões ambientais, uma batalha entre as empresas de automóveis que começa a aquecer.