O português que o Reddit ajudou pode ser, afinal, um burlão


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Esta terça-feira contámos-te a história de SemFuturo, um homem com cerca de 40 anos que pediu “ajuda urgente” no Reddit. Procurava casa, roupa lavada, comida e um computador para fazer o seu CV. E o Reddit ajudou-o. Mas este conto de fadas dos tempos modernos não é tão simples como se pensava. O nome do utilizador Sem Futuro é Fernando Fonseca, um burlão que em 2012 “criou” uma empresa de comunicação fictícia que viria a lesar colaboradores e fornecedores, enganados pela história montada por este. Acontecimentos com uma escala bem maior do que aquilo que aconteceu durante os últimos dias no Reddit.

Update a 19/02/2015: o português que pediu ajuda no Reddit pode ter simulado a primeira ajuda recebida

Hoje de manhã, fonte ligada ao grupo de lesados pelo SemFuturo (Fernando Fonseca, o seu nome verdadeiro) contactou o Shifter para tentar esclarecer a história. Tinha sabido há algum tempo atrás que Fernando, depois de burlar um considerável número de pessoas, passava agora tempos difíceis. Quando leu a história, e pelo conhecimento da ligação de Fernando Fonseca ao Reddit, algo lhe soou demasiado familiar.

semfuturoburla_aboutme

A mesma fonte adiantou que em breve seria escrito um comunicado na mesma thread do Reddit a esclarecer todos os pontos que nos contou. É para esse mesmo comunicado que remetemos agora. Está assinado pelo user SomeVerdade, em clara alusão ao nome SomeOps, o nome usado por Fernando para a empresa fictícia que “criou” em 2012:

semfuturoburla_reddit

Apesar disto, não é claro que este caso em concreto seja um esquema de burla. O user SemFuturo, identificado por mais que uma fonte como sendo Fernando Fonseca, poderá ou não estar nas condições que apresentou no seu pedido de ajuda. E, apesar de todas as circunstâncias, o movimento gerado no Reddit continua a ser um bom exemplo do que de bom a internet é capaz.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!