O vídeo que o BuzzFeed fez com Obama já foi visto 40 milhões de vezes


O vídeo que o BuzzFeed fez com Barack Obama já foi visto 40 milhões de vezes no Facebook, plataforma onde foi publicado na última quinta-feira. Intitulado “Things Everybody Does But Doesn’t Talk About”, o vídeo lembra-nos que Obama também faz as coisas que nós fazemos, como usar um selfie stick para tirar uma foto ou mergulhar bolachas no leite.

À primeira vista, o vídeo parece uma pequena brincadeira que Obama fez com o BuzzFeed Motion Pictures. Mas nada que envolve o Presidente norte-americano é por acaso. O chefe de estado queria promover o Healthcare.gov, um portal onde os cidadãos norte-americanos podem subscrever planos de seguros de saúde, junto de um target que dificilmente consegue atingir pelos meios tradicionais (como a televisão): os millennials aka os jovens de 20 e poucos anos.

Se reparares bem no vídeo, há um parte em que Obama discretamente anuncia o fim do prazo das candidaturas ao Healthcare.gov enquanto ensaia um discurso em frente a um espelho:

[full_width]

[/full_width]

Esta não é a primeira vez que Obama usa canais de social media e plataformas online de vídeo para promover as suas causas. Há uns meses, aceitou ser entrevistado no “Between Two Ferns” do Funny or Die, já fez um AMA (Ask Me Anything) on Reddit e, mais recentemente, esteve à conversa com três estrelas de YouTube – Hank Green, Bethany Mota e GloZell Green – no próprio YouTube.

Também recentemente se debruçou em entrevistas aos chamados novos media, cuja audiência está repleta de millennials. O BuzzFeed tem uma entrevista ao Presidente dos Estados Unidos, e a Vox (do mesmo grupo do The Verge) tem outra.

Resta saber que repercussões teve todo este esforço no Healthcare.gov.