Queres ter um deal no ‘Shark Tank’? É melhor levares a tua equipa atrás


O CEO e fundador do WikiBrains, Jishai Evers – que é também um designer que vive entre Amesterdão e Tel Aviv – passou três dias a ver as seis temporadas de Shark Tank. Evers analisou os resultados de 432 pitches para descobrir ao certo onde é que Lori Greener, Barbara Corcoran, Daymond John, Kevin O’Leary (Mr. Wonderful), Mark Cuban e Robert Herjavec investem o seu dinheiro.

Uma das grandes conclusões do estudo de Jishai Evers é que mais vale ir em equipa: dos 254 pitches de empreendedores a solo, só 44% teve sucesso. No entanto, os que foram a pares já tiveram um sucesso superior, de 58%. E o número continua a aumentar: os grupos de empreendedores de três ou mais pessoas tiveram 64% de sucesso. 

De acordo com esta análise, os ‘tubarões’ têm dado mais oportunidades a indivíduos do sexo feminino (56% de sucesso) e a minorias. Ao todo, só um asiático esteve no programa… e teve sucesso. Somam-se dois afro-americanos onde só um deles conseguiu investimento e 16 equipas com indivíduos de raças diferentes com um sucesso de 50%.

No total, 51% dos 432 pitches analisados tiveram sucesso no aquário do programa da ABC.

sharktankjishaievers_grafico