Será que Homer Simpson tem estado em coma nestes últimos 20 anos?


Criada por Matt Groening no já longínquo ano de 1989 e actualmente na sua 26ª temporada, The Simpsons é uma daquelas séries que quase dispensa apresentações. Quem nunca viu qualquer aventura da família amarelada na igualmente icónica cidade de Springfield que atire o primeiro donut.

homercomagif01

Paradigmática no seu género e campeã em longevidade, a estória que acompanha a vida de Homer, Marge, Bart, Lisa e a pequena Maggie tornou-se numa verdadeira série de culto para muitas gerações um pouco por todo o planeta. Como dizia Voltaire, nas palavras mais tarde imortalizadas por Stan Lee na saga Spider-Man, “com um grande poder vem uma grande responsabilidade”. Pois bem, no que ao mundo das séries animadas em particular diz respeito, ser acarinhado por biliões de pessoas também vem com um lado obscuro e ainda assim entusiasmante – o das teorias dos fãs.

E aqui há de tudo um pouco, desde sustentadas conspirações capazes de alterar toda a narrativa até eventuais ligações entre filmes e personagens, como acontece com os famosos Easter Eggs da Pixar. Conhecedores profundos, excelentes observadores e com  imaginação fértil – uns mais que os outros, é certo – os fãs são exímios a conjurar teorias da cartola, deixando no ar aquele velho sentimento de dúvida e desconfiança precedido do clássico suspiro “e se?”…

Mas voltemos a Springfield.

homercomagif02

Há cerca de uma semana atrás, um usuário do Reddit tido por “hardtopickaname” publicou uma interessante teoria sobre o patriarca da família Simpson. E se vos dissesse que Homer Simpson está num estado de coma vegetativo? Mais, e se vos dissesse que Homer tem estado em coma há mais de 22 anos, sendo por isso todos os eventos a que temos assistido na série desde então apenas fruto da sua imaginação?

homercomagif03

À primeira vista pode parecer, no mínimo, rebuscado. Contudo, a teoria do redditor está incrivelmente bem sustentada. Tudo remonta ao terceiro episódio da quarta temporada, Homer the Eretic, que estreou a 8 de Outubro de 1992. O episódio termina com a seguinte troca de palavras entre Homer e Deus:

Homer: God, I gotta ask you something. What’s the meaning of life?
God: Homer, I can’t tell you that.
Homer: C’mon!
God: You’ll find out when you die.
Homer: I can’t wait that long!
God: You can’t wait six months?
Homer: No, tell me now!
God: Well, ok. The meaning of life is…

Seis meses depois estreia So It’s Come To This: A Simpsons Clip Show, a 1 de Abril de 1993. Em dia das mentiras, Bart acaba inadvertidamente por fazer explodir uma cerveja de Homer, que é levado de emergência para o hospital.

homercomagif04

Após mais um incidente, desta vez com uma máquina de venda, Homer entra num estado de coma profundo. No final do episódio, contudo, Homer acorda e começa a estrangular Bart como só ele o sabe fazer.

homercomagif05

É aqui que entra a conspiração – e se Homer nunca acordou deste coma? O autor da teoria defende que a forma como o episódio acaba é demasiado súbita e conveniente e que tudo o que aconteceu na série doravante terá sido apenas a imaginação de Homer a trabalhar enquanto este continua no hospital, imerso no coma.

Para suportar a sua visão, o autor refere que esta é a razão pela qual as personagens na série não envelhecem – Homer lembra-se de Bart com 10 anos, Lisa com 8 e Maggie com apenas 1 ano de idade, pelo que são representados dessa forma no seu subconsciente. Homer terá noção de que o tempo está a passar e vai fazendo uma espécie de update nos seus sonhos, mas as personagens mantêm-se fiéis à data do incidente.

Na sua publicação, o autor da mirabolante teoria diz notar-se uma diferença de tom no enredo da própria série após o episódio em questão. Até aqui, defende, a série focava-se em aspectos mais mundanos da família Simpson, como as traquinices de Bart ou os problemas conjugais do casal. Desde então, Homer já foi ao espaço, trabalhou para um super-vilão, ajudou a capturar o monstro do Loch Ness e ganhou um Grammy, o que pode ser justificado exactamente por este ser um “mundo de sonho”, em que é a sua imaginação que dita as regras.

homercomagif06

Diz ainda o autor que a frequente aparição de celebridades na série é prova da condição de Homer, dado que há pessoas que conseguem ouvir enquanto estão num estado de coma. Homer poderá assim ter ouvido a família ou o quadro médico a falar sobre as personalidades, adaptando-as ao seu imaginário.

homercomagif07

Por fim, o autor relembra a conversa que Homer teve com Deus há mais de 20 anos atrás e conclui que o “sentido da vida” de Homer só pode ser o de continuar a entreter gerações vindouras tal com o tem vindo a fazer desde que existe.

“For Homer, his grand purpose is obvious – he is here to entertain. His dreams, his imaginative adventures, have provided billions with amusement and will continue to do so for decades.

Not bad for a dumb overweight loudmouth.”