Volvo vai colocar 100 carros autónomos na estrada em 2017


Quem não gostaria de ter um Volvo? O desejo aumenta se o carro for autónomo, podendo nós desfrutar mais da viagem com menos chatices. A empresa sueca vai realizar esse desejo a pelo menos 100 pessoas, as quais vão testar 100 carros autónomos desenvolvidos com a tecnologia da Volvo. No entanto, o teste em estradas públicas só vai ser feito em 2017 em Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, em parceria com as autoridades suecas assim como as entidades legisladoras que assim abrem uma excepção.

Esta é a primeira experiência que a Volvo faz com carros totalmente autónomos. Por isso, é necessário que os 100 participantes estejam em boas condições. Têm de estar sóbrios e ser capazes de controlar o carro a qualquer altura, uma vez que os resultados da experiência podem ser imprevisíveis e, por vezes, perigosos. Estes testes serão feitos sem a presença de pessoas na via pública nem ciclistas.

Para acalmar os participantes, a Volvo afirma que o sistema que desenvolveu, o “Drive Me”, é capaz de lidar com as várias situações que um carro normal atravessa ao longo de uma viagem. Um trânsito mais intenso ou uma situação de emergência não são obstáculos para o inteligente “Drive Me”. O sistema alimenta-se de uma rede de sensores e tecnologias inteligentes de travagem e direcção, tal como possui um mecanismo de posicionamento terrestre.

volvocarrosautonomos_02

volvocarrosautonomos_03

Caso o sistema tenha sucesso (ou seja, ninguém de magoe ou morra durante os testes), o plano e ambição da Volvo é comercializar estes carros autónomos em 2020. Previamente já foram feito outros testes a estes carros, mas esta é a oportunidade de o “Drive Me” ser testado na vida real que todos nós enfrentámos.

As vendas globais da Volvo Cars cresceu 1,6% em Janeiro deste ano, um sinal positivo para a empresa que tem visto um crescimento continuado já de 19 meses seguidos.

volvocarrosautonomos_04