A icónica garrafa Coca-Cola faz 100 anos


Foi em 1915 que nasceu um dos objectos de design mais icónicos do mundo: a garrafa Coca-Cola. Desenhada por Earl Dean e a sua equipa de designers na Root Glass Company, a garrafa de vidro mais conhecida do planeta completa este ano 100 anos de vida. Para comemorar este aniversário, a marca lançou vários anúncios especiais e inaugurou uma exposição em Atlanta.

O primeiro anúncio lançado pela marca celebra os 100 anos de “togetherness” e mostra-nos a garrafa enquanto elemento de união entre pessoas de diferentes etnias, idades e culturas. O conceito foi criado pela Ogilvy Paris e a direcção artística do vídeo é da autoria do famoso realizador e fotógrafo David LaChapelle.

Para além de celebrar o centenário da garrafa, a marca quis também comemorar os 100 anos de felicidade da marca com muitos outros anúncios, sendo que dois se destacam por se manterem especialmente fiéis ao universo Coca-Cola já conhecido por nós:

Muitos mais spots publicitários podem ser vistos no canal de YouTube da marca e a exposição “The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100” estará no High Museum of Art, em Atlanta, nos Estados Unidos, até ao dia 4 de Outubro deste ano, tendo já sido inaugurada.

O ano de 2015 será, por isso, o ano da garrafa Coca-Cola, celebrando não só um símbolo do design como toda a cultura pop que se desenvolveu à volta deste objecto e desta marca tão presentes nas nossas vidas.