A resposta do Twitter ao Meerkat já chegou


No início deste mês, surgiu o Meerkat e qualquer pessoas passou a poder criar streams de vídeo com o seu telemóvel e a partilhá-los com a sua comunidade do Twitter. Na verdade, a integração do Meerkat no Twitter mostrou-se tão bem conseguida que nós até nos interrogámos como é que esta app não tinha sido desenvolvida pela rede social dos 140 caracteres.

Mal sabíamos nós que o Twitter estava a trabalhar em algo semelhante. Na verdade, comprou discretamente em Janeiro (por 100 milhões) uma start-up que estava a criar uma app chamada Periscope, que era basicamente um Meerkat ainda em construção. O Twitter e a equipa de 10 pessoas do Periscope trabalharam ao longo destas semanas em conjunto para terminar a app e o resultado deste esforço foi hoje conhecido.

O Periscope chegou à App Store (sim, só iOS para já).

A app não é muito diferente do Meerkat. O ecrã inicial é um feed com os livestreams que estão a decorrer e ainda uma lista dos que acontecerem recentemente. Ao contrário do Meerkat, podes reproduzir streams já terminados, mas não todos: está do lado do respectivo autor decidir se quer que o seu stream fique posteriormente disponível.

periscope_01

Começar um stream no Periscope é carregar no botão do meio no menu inferior da app. Defines o assunto do stream e clicas em “start broadcast”. Todos os teus seguidores são notificados de que estás em directo para que se possam juntar ao teu stream. Tal como no Meerkat, podem deixar comentários e também expressar “amor”, tocando no ecrã e enviando corações.

periscope_02

periscope_03

periscope_04

Podes fazer streams privados, só com uma pessoa ou um grupo de pessoas, que escolhes da tua lista de contactos do Twitter. Os streams públicos podem ser partilhados no Twitter com “Live on #periscope [Title of your broadcast]” e um link. Não é possível, agendar streams (no Meerkat podes fazê-lo).

periscope_05

Em suma, o Periscope é extremamente parecido com o Meerkat em termos de funcionalidades, mas é uma app que se vê que não foi feita em 8 semanas. Na verdade, o Periscope foi desenvolvido ao longo de mais de um ano e nota-se que os programadores e designers prestaram atenção aos detalhes.

O download do Periscope é gratuito e pode ser feito aqui.