A Yahoo diz para esqueceres a tua password


Tu tens provavelmente a mesma password para várias contas e serviço. Acertámos? Pois fica a saber que não és o único. Para além de esse ser um método altamente perigoso, as próprias passwords parecem não encaixar totalmente na modernização da tecnologia devido à burocracia que exigem, mas é precisamente isso que a Yahoo está a querer mudar com o método de “passwords on demand”.

Nota que esta não é a primeira vez que alguém tenta mudar o sistema de entrada de contas na internet. Atualmente, muitos serviços, como o Gmail, oferecem a opção de entrares na tua conta através do “método de autenticação em dois passos” – para além de inserires a password normal, a Google detecta quando estás a fazer login de um computador “estranho” e envia um segundo código para o teu telemóvel através de um SMS que terás de inserir.

É precisamente neste último passo que a Yahoo se quer focar. A empresa norte-americana quer substituir o botão de “login” na homepage do seu serviço de email pelo botão “send my password”, significando que, cada vez que quiseres entrar na tua conta, não terás de inserir a mesma password todas as vezes mas sim uma password que será sempre diferente.

yahooondemandpasswords_02

Essa password será enviada para o smartphone – que à partida estará sempre ao teu alcance – com recurso a uma app ou ao serviço de mensagens. É como se fosse um método de autenticação num passo e, de certa forma, isto eliminaria o problema de as pessoas terem de se lembrar constantemente das suas passwords – o que leva as leva precisamente a criar apenas uma para várias contas.

Ironicamente, a Yahoo já viu o seu serviço de email ser atacado várias vezes, e é por isso mesmo que eles estão também focados em novos métodos de encriptação que deverão chegar a algumas contas em breve.