Arte urbana portuguesa ganha mais espaço no Google Cultural Institute


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A Google começou a catalogar a arte do mundo em 2011, com a introdução do seu célebre Art Project, uma iniciativa do Google Cultural Institute que começou por envolver 17 museus e que se estendeu a mais de 150 instituições em 2012. Em Junho do ano passado, o catálogo do Google Art Project passou a incluir arte urbana com a adição de 5 000 obras.

Hoje, o Google Art Project abriu as portas a mais 5 000 trabalhos de arte urbana, 192 dos quais são de artistas portugueses. “Estamos a trabalhar para preservar esta forma de arte e para a disponibilizar aos fãs em todo o mundo, em qualquer lugar e em qualquer altura”, refere a Google, em comunicado. “Hoje estamos a duplicar o número de street artworks disponíveis em alta resolução para 10 000, trabalhando em conjunto com 86 organizações de arte de 34 países.”

Duas dessas organizações são portuguesas: o WOOL, o festival de arte urbana da Covilhã, que viu 147 trabalhos seus (reunidos 8 colecções) a entrar para o catálogo do Google, e a Urban Creativity, que disponibilizou 45 trabalhos (2 colecções).

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Desde Junho que a arte urbana portuguesa está representada no Google Cultural Institute, graças ao envolvimento da Galeria de Arte Urbana de Lisboa. O Art Project pode ser consultado no browser, mas também na TV através do Chromecast, no browser Chrome, no pulso via Android Wear ou nos telemóveis com estas apps.

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