As ideias da desconhecida Yezz para o telemóvel modular da Google


Uma pequena fabricante, da qual – provavelmente – nunca ouviste falar, chamada Yezz vai ser uma das primeiras a fazer módulos para o telemóvel modular da Google. Esta empresa norte-americana, sediada em Miami, está no MWC 2015 a mostrar algumas das suas ideias, que podem vir a culminar em algo concreto lá para o final do ano.

A Yezz está, de momento, a desenvolver dois telemóveis ao abrigo do Project Ara, imaginando possíveis módulos para os mesmos. Em Barcelona, tem em exposição 11 módulos diferentes, como um processador, uma câmara ou um chip de pagamentos móveis. Mas há também ideias mais “estranhas” ou fora do comum: um gamepad, um segundo ecrã ou um painel solar.

Os módulos podem ser encaixados numa estrutura base e removidos, consoante as preferências do utilizador. Este pode, assim, criar um telemóvel à sua medida, bem como substituir partes antigas, danificadas ou indesejadas sem ter de comprar um novo equipamento.

A Yezz continuará a trabalhar ao longo deste ano, pois, no final deste ano, quer fazer parte do lançamento do Project Ara em Puerto Rico, o mercado escolhido pela Google para testar uma ideia que está a desenvolver desde 2013. A empresa tem previsto ter disponíveis entre 10 a 20 módulos diferentes nessa altura, o que permitirá construir um telemóvel Yezz Project Ara só com materiais da fabricante.

yezzprojectara_02

yezzprojectara_04

yezzprojectara_03