Cortana, a “Siri da Microsoft”, vai chegar ao iOS e ao Android


A assistente pessoal da Microsoft aka Cortana vai ganhar uma versão para telemóveis e tablets iOS e Android. A Microsoft está neste momento a desenvolver a Cortana no Windows 10, que vai ser lançado no final deste ano, sendo expectável que a tecnologia chegue aos restantes sistema operativos pela mesma altura.

De acordo com a Reuters, a Cortana vai ser disponibilizada nos sistemas operativos da Apple e da Google através de uma app independente. É mais uma acção da Microsoft que se encaixa na sua estratégia para se tornar numa empresa de software, que não só desenvolve apps para a “plataforma da casa”, mas também para os ambientes concorrentes.

A Cortana, uma ferramenta que até aqui é um exclusivo do Windows Phone, está a ser alvo de uma estratégia de expansão. No final deste ano, com a chegada do Windows 10, vai saltar dos telemóveis para os restantes dispositivos, entre eles o computador. Até lá, a Microsoft está a aperfeiçoar a tecnologia para que a sua assistente pessoal seja a melhor do mercado.

Recorde-se que o Google Now está disponível em Android e iOS, enquanto que a assistente pessoal da Apple só pode ser encontrada no iOS.