Eclipse Solar, Super-Lua e Equinócio: tudo isto no mesmo dia


 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Esta sexta-feira promete ser animada no que a fenómenos cosmológicos diz respeito. No próximo dia 20 de Março o hemisfério norte (nomeadamente Europa e Ásia e norte de África) vai presenciar em 24 horas três momentos interessantes: um eclipse solar, a “super-lua” e o equinócio de Primavera.

Eclipse Solar

Fonte de mitos e crenças desde os primórdios das civilizações, este curioso evento ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, impedindo que a luz solar atinja a Terra e escondendo por alguns minutos o astro-rei.

Tintin58

O eclipse de sexta-feira será visível no hemisfério norte, mas o Sol será totalmente obscurecido – eclipse  total – apenas nas cidades mais a norte da Noruega e nas ilhas Faroe. Nas restantes regiões assinaladas no mapa em baixo o eclipse será somente parcial.

sexta20mar2015_mapaeclipse

Em Lisboa será possível observar este fenómeno das 8h00 às 10h09, com um máximo de área de Sol obscurecida a ocorrer pelas 9h.

Para poderes assistir a um eclipse total, uma expedição da Slooh nas ilhas Faroe vai transmitir em streaming o evento, que podes acompanhar neste link.

Super-Lua

A super-lua é um fenómeno bem menos raro que o eclipse e que corresponde ao momento em que temos a Lua cheia no ponto da sua órbita elíptica mais próxima da Terra. Deste modo, o disco lunar atinge a sua maior dimensão.

Este fenómeno ocorre com um espaçamento de cerca de 14 meses lunares, ou seja, 412 dias.

sexta20mar2015_superlua

Equinócio de Primavera

Além destes dois acontecimentos, não é demais lembrar que dia 20 começa a Primavera, anunciada pelo equinócio de março. O equinócio (do latim “equi” (igual) e “nox” (noite) – noites iguais) ocorre em março e setembro, quando o equador celeste se encontra alinhado com a trajectória elíptica da Terra em torno do Sol. De uma maneira mais simples, o eixo terrestre não está inclinado, logo a duração do dia é igual à duração da noite.

sexta20mar2015_equinocioprimav

O Shifter deseja-te um bom dia de observações celestes e faz as recomendações da praxe para não olhares directamente para o Sol durante o eclipse sem a utilização de um filtro adequado.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.