Esta miúda do Tinder não é quem aparenta ser


Um colaborador do site Adweek estava a fazer swipe no Tinder durante o festival SXSW (que já está a decorrer no Texas) quando teve um match com Ava, uma rapariga de 25 anos aparentemente normal que veio a saber-se nunca ter sido amada na vida. Na verdade, Ava é um bot do Tinder criado para promover o novo sci-fi thriller de Alex Garland, Ex Machina.

Esta foi a conversa que o Adweek e Ava tiveram via Tinder:

tinderavasxsw_02

É de notar o discurso demasiado artificial do lado de Ava: palavras capitalizadas e frases pontuadas, às quais se juntam também algumas perguntas algo estranhas. Ainda assim, o colaborador da Adweek parece ter ficado convencido.

Segundo o handler do Instagram deixado por Ava no final da conversa, deparamos-nos com uma conta só com dois posts: uma imagem promocional do Ex Machina e um pequeno clip do filme. Na bio do mesmo perfil de Instagram, encontramos um link para o site oficial deste sci-fi thriller: exmachina-movie.com.

You are dead center of the single greatest scientific event in the history of man. #ExMachina

A video posted by AVA (@meetava) on

É neste momento que percebemos que Ava não é quem parecia ser. As suas fotos no Tinder são, na verdade, da actriz sueca Alicia Vikander, que interpreta um android sedutor no filme.

tinderavasxsw_03

“É uma acção brilhante na forma como se articula com o filme. Só em retrospectiva percebemos que as perguntas da Ava são de um robô a querer saber como é ser um humano”, nota o Adweek. “É também ligeiramente invasiva, e alguns vão apelidá-la de spammy. Se pensarmos bem, a Ava é parecida com os bots porno do Tinder. Neste caso, porém, deixo passar, porque tem um conceito muito forte associado. Ela é um bot no filme, então é claro que ela é um bot no Tinder.”

Ex Machina teve a sua ante-estreia no SXSW, mas só vai chegar aos cinemas em Abril.  No filme, um jovem programador de uma empresa de robótica é selecionado para testar a humanidade de um robô desenhado com especificidades femininas; cedo percebe que o robô pode ter vontade e atrações próprias

Se a acção acabou por também chamar a tua atenção, podes ver de seguida o trailer oficial: