Este Audi pode ser trancado e destrancado com um smartwatch da LG


A LG mostrou dois novos relógios no MWC 2015, em Barcelona. Um deles, o LG Watch Urbane LTE, consegue trancar e destrancar um Audi RS5 adaptado, substituindo, assim, as tradicionais chaves.

O LG Watch Urbane LTE corre webOS, o sistema operativo que a sul-coreana já tinha introduzido nas televisões, e é independente do smartphone. Todavia, para autenticar o utilizador como dono daquele carro, é preciso um telemóvel.

audilgwatch_02

Feita a configuração, basta iniciar a app da Audi no relógio e encostar o equipamento ao manipulo da porta do carro. A ligação entre o smartwatch e o manipulo é feita através de NFC, uma tecnologia incorporada em ambos. O LG Watch Urbane LTE pode servir depois para ajustar a temperatura do carro, ajustar as colunas e dar indicações ao condutor. Segundo o que apurámos, tanto a LG como a Audi tencionam abandoar o NFC e integrar um sistema que não implique o contacto directo. Algo como o Bluetooth LE.

audilgwatch_03

O relógio tem sensores biométricos que monitorizam o batimento cardíaco e a temperatura corporal do utilizador, enviando depois essa info para o carro. No entanto, o veículo não faz qualquer uso prático desta informação, mas podemos imaginar um futuro em que a temperatura ambiente se ajusta inteligentemente ao corpo do condutor ou a música muda para uma mais calma se forem detectados sinais de stress.

audilgwatch_04

Outra aplicabilidade dos sensores biométricos pode ser substituir o telemóvel na autenticação do condutor. Nesse sentido, bastará colocar o relógio no pulso para este saber que está a ser usado pelo condutor do veículo e não por alguém que roubou o equipamento, como quem rouba as chaves.

A funcionalidade de trancar e destrancar Audis ainda não está a ser comercializada, mas o LG Watch Urbane LTE foi apresentado no MWC e vai chegar ao mercado em breve. Bonito e metálico, o relógio é o primeiro a suportar ligações 4G. Se tiver um cartão SIM associado a uma operadora, pode fazer chamadas ou receber mensagens no seu pequeno ecrã de 1,3 polegadas. Apesar de correr webOS, o LG Watch Urbane LTE é é compatível com alguns aplicativos do Android Wear. A interface é feita especialmente para um ecrã circular; tem, por exemplo, no home screen um conjunto de círculos que se movem como se estivéssemos a girar os ponteiros de um relógio analógico.

A LG anunciou no MWC 215 um outro relógio: o LG Watch Urbane que não funciona sem um telemóvel por perto e corre Android Wear. No entanto, visualmente, é muito parecido com a versão LTE.

audilgwatch_05

audilgwatch_06