Fabricantes de PCs “gozam” com o novo MacBook


Algumas fabricantes de PCs não ficaram indiferentes ao anúncio por parte da Apple de um MacBook de 12 polegadas com uma porta USB Type-C (a única porta em todo o computador). A Lenovo, a Dell e a Asus usaram o Twitter para “picar” Cupertino e ao mesmo tempo mostrar alternativas à solução apresentada pela Apple.

A Lenovo apelidou o novo MacBook de #SoLastYear, mostrando que o seu Yoga 3 Pro (lançado em 2014) tem 12,8 mm de espessura, um ecrã de alta resolução e duas portas USB “normais”. A Lenovo só não disse que o seu computador é ligeiramente mais pesado que o seu correspondente da Apple.

A Dell, por seu lado, disse que o seu XPS de 13 polegadas tem mais 2 milhões de pixels que “um certo ecrã retina de 12”. Apesar de a proposta da Dell ser maior em 2 mm e ligeiramente mais pesada que o MacBook, tem duas portas USB, uma porta mini DisplayPort e uma slot para um cartão SD.

Já a Asus veio dizer que o seu ZenBook UX305 só tem 12,3 mm de espessura, mas vem com três portas USB, uma entrada micro HDMI e uma slot para cartão SD. Ah, e o ZenBook UX305 é também mais pesado que o MacBook.

É fácil concluir que nem a Lenovo, nem a Dell, nem a Asus têm uma solução melhor que o MacBook; muito menos este é melhor que os PCs das três fabricantes. Na verdade, o MacBook pode não ser o mais fino dos quatro, mas é o mais leve. Peca, todavia, pelo preço e por não ter uma porta USB “normal”. Cada marca procurou puxar a brasa à sua sardinha, salientando pontos favoráveis e omitindo os menos favoráveis.