(Facebook) Messenger vai colocar-te a falar com marcas


Ontem, no F8, o Facebook transformou o Messenger numa plataforma de apps e também numa plataforma de marcas. O Messenger Business vai colocar pessoas e empresas a conversarem umas com as outras, evitando o tradicional uso do e-mail ou do SMS.

Por exemplo, depois de comprares uma peça de roupa numa loja online, vais conseguir optar por receber detalhes sobre a tua encomenda através do Messenger, como a data e o local de entrega. A empresa poderá comunicar contigo por mensagens rápidas, com imagens incorporadas e mapas de localização. Tu vais poder fazer-lhe perguntas e pedidos, sabendo sempre quando é que as tuas mensagens são enviadas, entregues e vistas pela empresa.

Toda a conversa acontece dentro a app Messenger.

facebookbusiness_02

facebookbusiness_03

O Facebook está neste momento a falar do Messenger Business apenas numa lógica de comércio online, como lojas, serviços de distribuição e correios, para troca de confirmações de compra e detalhes de entrega de encomendas. Todavia, não podemos deixar de imaginar um futuro muito mais abrangente para o Messenger Business, como, por exemplo, a distribuição de newsletters ou serviços de apoio ao cliente de operadoras de telecomunicações.

Encontras mais detalhes sobre o Messenger Business aqui. O Facebook prevê lançar brevemente a plataforma com alguns parceiros.