Facebook prevê começar os testes dos seus gigantes drones este Verão


Como parte da iniciativa Internet.org para conectar o mundo, o Facebook desenvolveu uma aeronave não-tripulada (aka drone) capaz de levar Internet até aos lugares mais recônditos do planeta. Ontem, no F8, a empresa anunciou ter feito em Março, no Reino Unido, o primeiro teste bem sucedido com esta aeronave.

O drone usado na experiência tinha um décimo do tamanho da versão final. Na verdade, no desenho final, o Aquila (sim, é este o nome) terá uma envergadura maior que a de um Boeing 737, mas vai pesar menos do que um carro. Vai ser movida a painéis solares nas asas e vai conseguir voar a altitudes superiores a 20 km de altitude durante meses seguidos, a fazer a distribuição de rede de Internet para as regiões sobrevoadas.

O Aquila só vai começar os seus voos de teste este Verão.

De referir que o calendário definido em Setembro do ano passado pelo Facebook parece estar a ser cumprido. Na altura, a empresa disse que pretendia arrancar com os testes destas aeronaves no início de 2015 e foi isso mesmo que aconteceu no Reino Unido. Os drones são apenas uma das soluções que a equipa de Mark Zuckerberg idealizou para conectar o mundo.