Faz scroll neste website sem tocar no computador


Controlar uma página de internet simplesmente com gestos parece uma realidade ainda distante e que precisa de um desenvolvimento das tecnologias necessárias para que possa estar acessível a todos. Contudo, Daniel Rapp, um estudante de engenharia informática na Suécia, conseguiu aplicar este mesmo conceito a um website que tu podes experimentar com o PC lá de casa.

Os requisitos são três: é necessário um microfone, colunas e o Google Chrome como browser de eleição para correr este website, que demonstra todo o conceito do efeito Doppler. Para quem não esteve atento às aulas do terceiro ciclo, o efeito Doppler é um fenómeno da física que altera a frequência das ondas à medida que um determinado objecto se afasta ou aproxima, neste caso, do microfone.

scrolldoppler

O microfone vai captar as ondas emitidas por esse mesmo objecto e criar uma resposta que se desenrola no website. Existe a opção de fazer scroll, de alterar até a ordem do scroll com toques “no vazio” e até mesmo de bloquear o computador quando o utilizador se afasta dele. Isto sem a necessidade de carregar em qualquer botão.

Quer dizer, no website da experiência, vais ter de clicar em dois botões azuis para o scroll funcionar:

scrolldoppler_butoes

Este já não é a primeira vez que alguém traz a público uma ideia deste género – todos os controlos da Microsoft Kinect se baseiam neste tipo de movimentos –, mas a novidade está no facto de não ser necessário um hardware muito específico para que esta tecnologia seja posta em prática. Vale a pena experimentar.