Instagram vai permitir que marcas criem galerias de fotos


Até há bem pouco tempo o Instagram era aquela rede social para onde todos os adolescentes com uma câmara eficaz e demasiado familiares amigos no Facebook emigraram. Lá põem uma só foto de cada vez que varia do #justinspiring ao #tbt, com um recheio de hashtags limitado à criatividade de cada um.

Mais recentemente, a empresa detida pelo Facebook expandiu os seus utensílios da simples foto para uma ainda mais inspiradora timelapse ou então um vídeo de 15 segundos – e até os novos filtros. Porém, o Instagram vai ter uma nova ferramenta, pelo menos para as marcas.

Podemos chamar-lhe “publicidade em carrossel”, à falta de melhor tradução livre para português. A mudança é simples: em vez do upload habitual de uma foto única, as marcas vão poder fazer uma fotogaleria de quatro imagens. Para as veres, basta arrastares a foto para a esquerda com o dedo. Esta estratégia do Instagram vem na sequência dos pedidos dos anunciadores em terem um espaço onde podem contar histórias com várias sequências. Para além desta funcionalidade de galeria, as marcas podem também acrescentar um link que leva os instagramers directamente para o site oficial.

Caso esta funcionalidade se expanda para o comum dos mortais, um problema recorrente pode eliminar-se: todos temos aquele amigo que foi de viagem e tira fotos… muitas fotos. Resultado: um publicar de fotos incessante que polui qualquer timeline. Com esta nova “ideia”, o Instagram podia congregar as várias fotos partilhadas num curto espaço de tempo numa só galeria.

O actual esquema e design estão a ser testados. Nas próprias semanas pode haver novos ajustes ou diferentes estilos implementados.