Já faltou mais para que carros invadam os céus


Acordas às 7h da manhã, cheio de sono. Enquanto te preparas para sair de casa já estás a pensar – caso tenhas carro – no trânsito infernal que vais apanhar para chegar à faculdade ou ao trabalho. E se pudesses aliar o conforto de um transporte privado com a eficácia… do transporte aéreo? Apresentamos-te o AeroMobil, que deverá chegar ao mercado já em 2017.

Depois de vários protótipos e de tentativas falhadas, este projeto criado pelos eslovacos Juraj Vaculik e Stefan Klein parece ter atingido a estabilidade e a capacidade de passar para as mãos de compradores. O AeroMobil é uma das melhores criações da categoria “carro com asas”, medindo 6 metros de comprimento e apenas 2 de largura – isto quando não está nos céus, claro.

aeromobil_02

aeromobil_03

aeromobil_04

Com a capacidade para duas pessoas, estima-se que este veículo consiga viajar uns incríveis 875 quilómetros a uma velocidade de 160 km/h. Para levantar, é apenas necessário uma “pista” de 200 metros e uma velocidade atingida de 130 km/h, ao passo que a aterragem pode ser feita até em terreno mais íngreme. Ah, e apesar de o interior ser algo assim…

…um dos seus criadores disse esta semana no Texas que não vai ser necessário qualquer tipo de certificação especial para pilotar o veículo, acrescentando ainda que o seu primeiro lançamento deverá ocorrer já em 2017, apesar de ainda não haver qualquer preço estimado. No ano passado, os prognóstico indicavam um período de 10 anos até que o AeroMobil estivesse disponível para o consumidor final.

Esta é sem dúvida uma das melhores e mais estilosas formas de fugir aos problemas do trânsito e dos transportes públicos. No futuro, espera-se que o AutoMobil passe conseguir levar quatro pessoas e que… voe sozinho. Assustador.

aeromobil_05

aeromobil_06

aeromobil_07

aeromobil_08