Nintendo vai fazer jogos para telemóveis


A Nintendo anunciou esta terça-feira uma parceria com a empresa japonesa dedicada ao mobile gaming DeNA para desenvolver jogos para telemóveis e tablets, juntamente com um serviço de suporte multi-plataforma. Quer isto dizer que títulos de sucesso como Mario, Pokemon e Zelda podem estar em breve disponíveis num iPhone ou iPad.

Bem-vinda ao presente, Nintendo!

O anúncio foi feito esta segunda-feira. “A Nintendo e a DeNA pretendem operar em conjunto em novas apps de gaming com as propriedades intelectuais da Nintendo, especificamente para os dispositivos inteligentes”, refere a multi-nacional japonesa em comunicado. Da parceria, sairão apenas jogos originalmente concebidos para telemóveis ou tablets, e não adaptações de títulos anteriores da Nintendo 3DS ou Wii U. Alguns títulos serão desenvolvidos apenas pela Nintendo, outros pelas duas empresas.

Os futuros jogos da Nintendo para as plataformas móveis serão suportados por um software universal que fará a “comunicação” entre essas plataformas e ainda o PC e o hardware da Nintendo. Este novo serviço agregador está previsto para o Outono deste ano e  integrará ainda a nova consola da Nintendo, que se encontra em fase de conceptualização. Pouco se sabe ainda sobre o novo hardware, tirando o seu nome de código NX.

“Como prova de que a Nintendo continua com um forte entusiasmo no negócio dos sistemas de jogo dedicados, deixem-me confirmar que estamos atualmente a desenvolver uma nova plataforma de jogos dedicada, com um conceito totalmente novo e com o nome de código NX”, disse o presidente da Nintendo Satoru Iwata, numa sessão de perguntas e respostas que decorreu esta segunda-feira, acrescentando que é cedo para partilhar detalhes.

Durante anos e anos, a Nintendo recusou-se a licenciar a sua propriedade intelectual para outras plataformas, temendo que tal abalasse o seu modelo de negócio tradicional, à base das suas consolas.

(foto: Flickr)