Nova app NOS Iris põe o tablet a falar com a TV (e vice-versa)


A NOS lançou, esta sexta-feira, uma nova app, que coloca o tablet a falar com a TV – e vice-versa. Chama-se NOS Iris e permite-te explorar a programação dos canais do teu pacote e a oferta de filmes e séries do NOS Videoclube, criando listas do que queres ver. Podes seguir realizadores, saber que conteúdos são mais populares e também aquilo que te é recomendado.

O tablet vai ser o teu novo comando remoto. A app NOS Iris tira partido da versatilidade do premiado serviço Iris, em que todos os filmes e séries do NOS Videoclube e todos os programas emitidos pelos canais nos últimos 7 dias são tratados como conteúdos soltos (através de uma simples pesquisa, podes aceder, por exemplo, a todos os episódios de Game Of Thrones emitidos no canal SyFy na última semana, escolher aquele que queres ver ou imortalizar a temporada no arquivo da box).

Quando abres a NOS Iris no tablet, tens acesso imediato a um conjunto de conteúdos da televisão e do videoclube recomendados para ti. Se alguma coisa te interessar, podes com um pequeno swipe sobre a imagem do conteúdo passá-lo para a TV ou, se não tiveres perto dela, guardá-lo na lista Ver Mais Tarde. Esta lista funciona como uma espécie de grelha de programação: podes criar a tua própria grelha, escolhendo os programas que queres ver e depois enviá-los para a televisão.

Na aplicação, podes saber que conteúdos são populares e ainda aceder aos episódios de programas a que fizeste “gosto”, isto é, que adicionaste aos favoritos. Tens ainda acesso ao Guia TV com toda a programação e ao catálogo completo do NOS Videoclube. A NOS Iris inclui ainda a funcionalidade Comando, que te permite utilizar o tablet para controlar a TV.

Mas a app faz muito mais. Podes sincronizar o aplicativo com a TV e explorar informação relacionada com o programa ou filme que estás a ver na TV, como elenco, vídeos, fotos, banda sonora, ranking IMDB ou conteúdos relacionados. Imaginamos a NOS a trabalhar directamente com produtores de conteúdo, como a RTP ou a SIC, para criar uma experiência de duplo ecrã para o espectador, em programas do estilo Shark Thank Portugal.

Um outro separador da app NOS Iris, chamado A Seguir, deixa-te guardar os assuntos que mais te interessam por tags. Por exemplo, podes guardar um realizador, um actor, um local ou uma temática.

A nova app da NOS, disponível para iOS e Android, assume-se como a resposta à pergunta “como descobrir o que verdadeiramente quero ver?”. E uma resposta também ao mercado. De acordo com dados da Marketest, 58% das pessoas navegam na internet enquanto veem televisão e 52% dos adeptos do second screen procuram conteúdos relacionados com o programa que estão a ver; são consumidas 3,1 horas de TV por dia e 4,2 horas de internet por dia; o tempo médio de utilização de apps é de 1,15 horas.

Aconselhamos o download!

nosiris_screen01

nosiris_screen02

nosiris_screen03

nosiris_screen04