O Galaxy S6 chegou e trouxe um amigo desnecessário


A Samsung anunciou hoje o muito aguardado Galaxy S6, que é a confirmação de que a sul-coreana entrou numa nova fase. Agora existe uma Samsung que se preocupa com o design e que está um bocadinho mais “applenizada” – no bom sentido, é claro.

O Galaxy S6 é todo ele feito em metal e vidro, dois materiais que são já presença habitual nos equipamentos da Apple. Mas a sul-coreana fez algo notável: pegou num dos vidros mais resistentes do mercado, o Corning Gorilla Glass 4, e colocou-o na frente (ecrã) e na traseira do telemóvel, conferindo-lhe um toque premium de excelência – até porque este vidro pode adoptar várias cores, incluindo o Branco Pérola, o Negro Safira, o Ouro Platina, o Azul Topázio e o Verde Esmeralda. Nos lados, o S6 é cinzento e arredondado, e, se colocado ao lado de um iPhone 6, corre o risco de ser confundido com este.

galaxys6_02

galaxys6_03

O Galaxy S6 está equipado com duas câmaras que possuem lentes ƒ1.9 e sensores de alta resolução (5 megapixels na frente e 16 megapixels na traseira), que prometem uma boa qualidade de imagem mesmo em situações de pouca luz. As câmaras do novo telemóvel da Samsung possuem ainda Real-Time High Dynamic Range para imagens HDR praticamente instantâneas. Do lado do software, a Samsung simplificou a interface e criou um atalho no botão Home: pressionando-o 3 vezes, a câmara é iniciada em apenas 0,7 segundos, assegura a marca.

galaxys6_08

O Galaxy S6 é fino (6,8 mm) e leve (138 g). Têm o primeiro processador móvel de 14nm, com plataforma de 64 bits, um novo sistema de memória LPDDR4 e uma memória flash UFS 2.0, garantindo uma performance melhorada e uma maior velocidade de memória com um consumo energético ainda mais baixo. O ecrã Quad HD Super AMOLED de 5,1 polegadas assegura uma elevada densidade de pixels de 577 ppi.

O Galaxy S6 suporta carregamento sem fios, funcionando com qualquer base de carregamento disponível, desde que esta suporte os standards WPC e PMA. O telemóvel tem ainda um incrível tempo de carregamento da bateria, 1,5 vezes mais rápido que o do Galaxy S5, oferecendo cerca de 4 horas de utilização após uns meros 10 minutos de carregamento. Pela primeira vez num equipamento da Samsung, a bateria é não-removível (a bateria do iPhone nunca foi removível).

galaxys6_04

Um Android 5.0 Lollipop adaptado dá vida ao novo Galaxy S6, conferindo-lhe um aspecto renovado. A Samsung aproveitou o fresh look da Google para redesenhar algumas das suas apps, conferindo-lhes, por exemplo, códigos de cor: verde para chamadas, laranja para contactos e rosa para vídeo. Adicionalmente, a funcionalidade Find My Mobile (Find My iPhone?) confere segurança e protege a informação pessoal através de um grande número de serviços, entre os quais o serviço de activação remota “reactivation lock”.

O desnecessário Galaxy S6 Edge

Para além do Galaxy S6, a Samsung apresentou uma pequena brincadeira chamada Galaxy S6 Edge. Trata-se de um telemóvel que tem as mesmas especificações do S6, mas com um ecrã que é curvo nos lados. A Samsung diz que isso permite uma experiência imersiva. Não achámos apenas curioso. A curvatura do ecrã permite algumas coisas giras, como mostrar as horas e as notificações com um pequeno swipe no ecrã ou ter rápido acesso a 5 contactos favoritos.

galaxys6_05

galaxys6_09

galaxys6_10

O Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge vão estar disponíveis em todo o mundo a partir de 10 de Abril, em opções de 32/64/128 GB de armazenamento (ah, estes novos Galaxy não têm slot para um cartão microSD) e com uma abrangente escolha de cores: Branco Pérola, Negro Safira, Ouro Platina, Azul Topázio (Galaxy S6 apenas) e Verde Esmeralda (Galaxy S6 Edge apenas).

A Samsung fez ainda uma série de capas coloridas para os S6, que podem ser adquiridas para complementar a cor natural do mesmos.

galaxys6_11

Em suma, os Galaxy S6 colocam a Samsung bem mais próxima da Apple. Ao se livrar de vez do plástico, a empresa provou que também percebe de design e que também sabe fazer telemóveis bonitos e sofisticados, mantendo a inovação e as funcionalidades avançadas que sempre caracterizaram a marca.