O Instrument 1 é uma banda de rock, um DJ e uma orquestra clássica na tua mão


Gostavas de saber tocar guitarra? E piano? E os dois?? Graças à Artiphon e a uma campanha de crowdfunding bem sucedida agora é possível tocares todos os instrumentos num só.

Este aparelho chama-se Instrument 1 e faz praticamente tudo. Funde todos os instrumentos de sopro, cordas e percussão num só instrumento que soa ao que quiseres e pode ser tocado como quiseres: de um violino a um baixo, um ukelele, uma harpa, uma bateria ou um sintetizador, permite-te criar música clássica e eletrónica ou até juntar os dois estilos numa mesma composição.

Depois de conectado a um iPhone, iPad, Mac ou PC, podes produzir os sons através de uma app MIDI à tua escolha, como por exemplo, o GarageBand. A Artiphon criou uma app com a mesma funcionalidade própria para o Instrument 1 mas dá liberdade ao utilizador que escolha a que prefere.

O instrumento em si parece um braço de uma guitarra digital e é, essencialmente, uma placa de fricção que funciona graças a uma interface sensível à pressão.

O dispositivo não foi feito exclusivamente para músicos. A Artiphon desenvolveu uma série de modos automáticos para que quem não sabe tocar instrumentos também consiga usar o Instrument 1 para produzir música.

A invenção foi apresentada no CES (Consumer Electronic Show) em 2013 e passados dois anos foi finalmente apresentada ao público. Seis horas depois da publicação do projeto na plataforma de crowdfunding Kickstarter foram o suficiente para a Artiphon conseguir os fundos necessários para arrancar com a produção. A campanha pedia 75 mil dólares mas rapidamente passou a marca por muito (à data da publicação do artigo já tinham mais de 890 mil dólares)!

Houve uma evolução notória em termos de design desde que o primeiro protótipo foi apresentado em 2013, foram criados mais modelos e a preços mais acessíveis. O The Verge entrevistou o CEO da Artiphon, Mike Butera, nessa altura. Aqui podes ver como era o projecto no início.

O Instrument 1 está disponível em branco e preto por 349 dólares (cerca de 330 euros) e numa edição especial com acabamentos em madeira por 899 dólares (+/- 850 euros). Por enquanto, só pode ser adquirido na campanha do Kickstarter através de contribuições para o projeto mas podes sempre subscrever o site oficial da Artiphon para mais informações.

instrumentone_02