O Samsung Pay são “os pagamentos móveis feitos como deve ser”


O resultado da aquisição da start-up LoopPay pela Samsung foi hoje revelado em Barcelona. A sul-coreana apresentou o Samsung Pay, entrando, assim, oficialmente no mercado dos pagamentos móveis. “Isto são os pagamentos móveis feitos como deve ser”, disse um dos executivos da Samsung em palco.

O Samsung Pay destaca-se dos concorrentes, como o Apple Pay, por ser compatível com praticamente todos os terminais de pagamentos disponíveis actualmente nas lojas. Isto porque o sistema da sul-coreana é compatível com duas tecnologias distintas: Near Field Communication (NFC) e Magnetic Secure Transmission (MST).

Na prática, podermos usar o Samsung Pay não só em lojas que tenham terminais de pagamento NFC, mas também naquelas que não têm e que apenas possuem dispositivos capazes de ler cartões magnéticos. Desta forma, o Samsung Pay torna os pagamentos móveis mais acessíveis para comerciantes e consumidores, podendo ser considerada uma solução bastante universal.

O serviço é suportado por uma app para o Galaxy S6, na qual o utilizador pode guardar os seus cartões de pagamento e escolher aquele que pretende usar no momento de compra. Escolhido o cartão, o cliente faz a autenticação com o sensor de impressão digital e passa o equipamento no terminal de venda para finalizar o pagamento de forma rápida, fácil e segura.

A Samsung garante a segurança e a privacidade dos dados do utilizador, seguindo os mais altos padrões da indústria. O Samsung Pay não guarda quaisquer números referentes às contas pessoais do consumidor no dispositivo. Além disso, inclui uma série de recursos, que o visam tornar mais seguro do que um tradicional cartão físico – como o uso de um token único que substitui os dados confidenciais dos cartões. Para além disto, se o telefone for perdido ou roubado, o serviço Find My Mobile da Samsung permite aos utilizadores localizarem remotamente o equipamento num mapa, bloquearem os pagamentos ou apagarem todos os dados nele armazenados.

A Samsung estabeleceu já uma série de parcerias com algumas das maiores redes de pagamentos, como a MasterCard ou a Visa, e ainda com alguns bancos norte-americanos e sul-coreanos.

“O Samsung Pay pretende reinventar a forma como as pessoas pagam os seus bens e serviços, e vai alterar o modo como usam os seus smartphones”, disse JK Shin, CEO da Samsung. “O nosso processo de pagamento, extremamente simples e seguro, reforçado pela nossa robusta rede de parceiros, transforma o Samsung Pay num serviço totalmente inovador, que oferece valor aos consumidores e aos parceiros que integram este ecossistema.”

O Samsung Pay estará disponível durante o segundo semestre nos Estados Unidos da América e na Coreia do Sul, sendo posteriormente disponibilizado noutras regiões, incluindo Europa e China, com o Samsung Galaxy S6 e com o Galaxy S6 Edge.