Paga o que deves aos teus amigos através do Facebook Messenger

Funcionalidade é útil, mas para já só estará disponível nos Estados Unidos.

O Facebook anunciou esta terça-feira a entrada no mundo do mercado de dividir-a-conta-sem-problemas-com-os-trocos. A rede social desenvolveu uma nova funcionalidade para a sua aplicação Messenger que permite enviar dinheiro aos amigos com menos de meia dúzia de cliques e com segurança garantida durante a transferência.

Para além de competir com outras gigantes como a Google e o Twitter, no mundo das redes sociais, o Facebook vai estar agora a fazer frente ao PayPal ou ao WePay.

Tudo aquilo de que precisas para o processo são os teus dados dos cartões de débito, de crédito e, claro, uma conta no Facebook. Na primeira vez que enviares ou receberes o dinheiro, vai-te ser pedido para introduzires estes dados, de modo a que o sistema saiba onde deverá ir buscar ou depositar o valor em causa.

Para realizar uma transferência, basta clicar num ícone que vai aparecer por baixo dos balões de mensagens, inserir o valor que pretenderes e pagar. Se preferires, podes também aplicar um método de autenticação pelo meio, que passa pela introdução de algum código por ti definido ou, no caso dos equipamentos com iOS, optar pelo recurso ao TouchID.

Esta é uma funcionalidade que vai estar disponível “ao longo dos próximos meses”, tal como o Facebook diz no comunicado, mas apenas no mercado norte-americano.

A sua utilização vai poder ser feita de forma completamente gratuita, sendo também assegurado total segurança e controlo dos processos de transferência, à semelhança das políticas já seguidas pela rede social de Mark Zuckerberg.