Parece que o Homer descobriu a massa do Bosão de Higgs anos antes dos cientistas

Homer Simpson não é só um apreciador inveterado de donuts ou um consumidor voraz da cerveja Duff. Em vários episódios da série que já conta com 26 temporadas, o pai da família Simpson supera-se e revela-nos facetas desconhecidas. Uma delas é a de matemático.

Um dos exemplos mais notáveis na série ocorre de facto na temporada 10, durante o episódio “The Wizard of Evergreen Terrace”, no qual Homer se torna um inventor e é apresentado a escrever uma intricada equação num quadro preto.

Até aqui nada de muito surpreendente. Pelo menos até o olhar do cientista Simon Singh recair sobre este episódio e descobrir que a equação em causa previa com assustadora precisão a massa do famoso bosão de Higgs, que apenas foi identificado em 2012, 14 anos depois de o episódio ir para o ar.

“Esta equação prediz a massa do bosão de Higgs”, afirma Simon Singh ao jornal The Independent. “Se a resolvermos, obtemos a massa do bosão de Higgs apenas ligeiramente superior à sua nano-massa real. É espantoso que o Homer consiga fazer esta previsão 14 anos antes da sua descoberta.”

Uma situação que está longe de ser uma mera coincidência. De facto, os Simpsons estão repletos de referências matemáticas mais ou menos subtis. Antigo físico no CERN na Suíça e doutorado por Cambridge, Simon Singh é um autor de sucesso no campo da ciência, e o seu interesse pela matemática espalhada por Springfield começou precisamente ao ver esta cena. Daí começou a investigar até chegar à publicação do livro “The Simpsons and Their Mathematical Secrets”, no qual esmiuça as referências matemáticas contidas em vários episódios e as usa como ponto de partida para uma explicação simples e não excessivamente exaustiva destes conceitos, como Homer certamente gostaria.

Segundo Singh, numa entrevista concedida ao jornal The Guardian aquando do lançamento do seu livro, “a verdade é que muitos dos guionistas dos Simpsons adoram números, e o seu desejo é alimentar o subconsciente dos espectadores com pequenos bocados de matemática”. Com efeito, vários dos guionistas são matemáticos; Ken Keeler e Jeff Westbrook são doutorados nesta área e outros têm também ligações ao mundo dos números.

Resta à comunidade científica rever as 26 temporadas dos Simpsons e procurar, por entre “d’ohs” e tentativas de estrangular Bart, mais alguma epifania científica com o cunho do Homer.

homerbosaodehiggs_doh