Que desporto é este? A inteligência artificial responde


A inteligência artificial (IA) pode ajudar o Facebook a perceber o que está a acontecer num vídeo, o que mostram fotografias e o que dizem textos, de forma a dar aos utilizadores o conteúdo que mais lhes interessa. Ontem, no F8, a equipa de IA mostrou um sistema que consegue identificar que desporto está a ser jogado ao ver um vídeo como uma pessoa viria.

Olhando para o News Feed, esse sistema pode ser muito útil.No fundo, o algoritmo do News Feed do Facebook serve para filtrar o conteúdo, na tentativa de atribuir a cada utilizador aquilo que mais lhe interessa. Está longe de ser um algoritmo perfeito (ou o mais justo), mas a rede social continua a melhorá-lo dia após dia com o intuito de o News Feed ser o mais personalizado possível. O próximo passo para aperfeiçoar o News Feed pode ser através de Inteligência Artificial. Mark Zuckerberg dá um exemplo muito concreto: se fores adepto de basquetebol, o IA pode ajudar a colocar no teu News Feed excertos dos jogos, porque sabe que isso te interessa.

[full_width]

[/full_width]

Outro produto que a equipa de IA do Facebook criou foi uma tecnologia chamada Memory Networks, que consegue colocar uma máquina a responder a perguntas relativamente complexas, como este exemplo sobre Lord of the Rings.

[full_width]

[/full_width]