The StoneWolfBand apresentam ‘Fear Less‘


No seu primeiro longa-duração, os StoneWolf Band apresentam 14 canções sem pretensiosismos nem artimanhas. Fear Less é Blues Rock à antiga, sujo e com direito a interlúdios e solos de guitarra. Mais do que tradicional, é um disco que desafia a tendência do mercado: numa época em que tanto o estranho como o distinto parecem fazer a diferença, lançando nomes para a efémera perpetuidade do Portugal dos pequeninos, a banda de Ricardo Lobo aposta num modelo que já deu mais frutos; o da sinceridade e da feitura da canção na sua forma tradicional.

É inevitável notar a influência de nomes como John Butler ou Jason Mraz (“My Ukelele” podia muito bem ter sido escrita pelo segundo) na construção das canções, mas nem por isso deixa o álbum de ter a sua frescura. “Rival”, “ Calling My People” e “Gotta Bounce” só podiam sair das mãos destes 4 músicos. Saísse um deles e o resultado não seria certamente igual. E é essa intransmissibilidade — que de nada serviria sem a empatia que se faz sentir— que os distingue do comum músico de bar, aquele que vive dentro da réplica e se limita a transcrever o trabalho de outros. Esperemos que a StoneWolf nunca sinta a necessidade de entrar nesse circuito e que continue a trazer temas com identidade, que marquem, mesmo respeitando o cânone.

A nota do crítico é boa, sendo apenas prejudicada pela amálgama de géneros que se faz ouvir ao longo dos 50 minutos de canções. Se é Blues, é Blues. Se é Reggae, é Reggae, “Stick to it, boys”. Fora isso, Fear Less é um forte uivo de quem se está nas tintas para o padrão atual. Venham mais conservadores como estes, são sempre bem-vindos, quando fazem as coisas certas.

O Shifter vai oferecer 3 convites para o concerto de hoje da banda, no Musicbox, com curadoria pela Tradiio. Para se habilitarem a ganhar um dos três bilhetes, basta fazerem um tweet com as hashtags #tradiio e #StoneWolfBand e linkarem o nosso username (@shifterpt). Boa sorte.