Trevor Noah é o sucessor de Jon Stewart no ‘The Daily Show’


Jon Stewart, que em Fevereiro anunciou que vai deixar a cadeira de apresentador do The Daily Show, já tem sucessor. É jovem, não é norte-americano nem um dos membros mais conhecidos da equipa do programa de sátira noticiosa. Chama-se Trevor Noah.

“É um privilégio suceder a Jon Stewart. No pouco tempo que estive no programa, ele fez-me sentir muito bem-vindo. Estou entusiasmado por começar a trabalhar com ele e com o seu grupo fantástico de pessoas”, refere Noah em comunicado de imprensa.

Comediante sul-africano, de 31 anos, Trevor Noah vai liderar um programa que tem lugar cativo na televisão norte-americana há 16 anos. Nasceu na África do Sul durante o apartheid; o pai é um suíço branco e a mãe é uma sul-africana da etnia Xhosa.

Noah começou a actuar na casa dos 20 anos no seu país-berço. Chegou aos Estados Unidos em 2010, tendo participado desde aí em alguns dos principais talk shows do late night televisivo: o The Tonight Show with Jay Leno, em 2012; o Late Show with David Letterman, em 2013; e o The Daily Show em Dezembro do ano passado para conversar sobre a realidade de um homem sul-africano nos Estados Unidos.

Apesar de toda a sua exposição, Noah é pouco conhecido nos EUA, preenchendo aquele que é, talvez, um dos requisitos da Comedy Central, a estação televisiva dona do The Daily Show, para se liderar o programa. Craig Kilborn, o primeiro apresentador (de 1996 a 1998), e Jon Stewart, o segundo anfitrião (1999 adiante), eram à data da sua estreia no talk show quase anónimos aos olhos do público norte-americano.

A escolha de Noah causou, todavia, alguma surpresa, pois tinha-se falado em nomes como John Oliver ou Stephen Colbert para a sucessão de Stewart. Ou até mesmo de Samantha Bee ou de Jessica Williams, o que traria uma figura feminina para o horário de fim de noite da televisão norte-americana.

“Trevor Noah é um talento enorme. Tem um ponto de vista perspicaz e único, e, mais importante, é perversamente engraçado”, comenta Michele Ganeless, directora da Comedy Central, em comunicado. “Para o próximo apresentador do The Daily Show, procurávamos uma voz fresca que pudesse falar para o nosso público sobre os eventos do dia com uma voz segura; encontrámos isso no Trevor. Ele tem muitos número de seguidores lá fora e está prestes a explodir aqui, na América. Estamos entusiasmados por tê-lo agora na Comedy Central”, acrescenta.

Jon Stewart partilha da mesma opinião. “É um comediante e um talento tremendo com quem adorei trabalhar… Na verdade, eu posso querer voltar à equipa [do programa] como correspondente só para fazer parte disto!!!”, diz no mesmo comunicado (Jon Stewart vai, pelo menos, continuar na produção do programa).

Está respondida a pergunta sobre o sucessor de Stewart. Fica por responder um: quando entra Noah no programa?