Uma loja de armas no meio de Nova Iorque para mudar mentalidades


A States United to Prevent Gun Violence (SUPGV), uma organização sem fins lucrativos que combate as mortes provocadas por armas de fogo nos Estados Unidos, promoveu mais uma acção com o objectivo de sensibilizar o público para aquele que é um dos maiores flagelos da sociedade norte americana. Para isso, no bairro nova-iorquino de Manhattan, abriu uma… loja de armas. Estranho? Talvez.

Com a quantidade de cidadãos que continuam a procurar uma arma de fogo como forma de protecção pessoal, o sucesso do negócio estava garantido. No entanto, poucos estariam preparados para o que os esperava no momento da decisão de compra.

Expondo os potenciais compradores a histórias verdadeiras ligadas a cada uma das armas disponíveis na loja, a acção recorre a uma experiência social capaz de impactar não só quem entrou na loja mas também todos os que agora assistem às reacções dos que por lá passaram. Uma experiência que pode ser vivida também online, no site gunswithhistory.com, e que pretende alertar os novos compradores de armas para os perigos da compra de algo que é quase sempre visto apenas como uma forma de protecção. Afinal, todas as armas têm uma história.

A campanha, denominada “Guns With History” e que contou com a criatividade da Grey New York, tem o dedo de um português: João Coutinho foi o responsável pela criação, direcção de arte e direcção criativa do projecto, acompanhado pelo seu dupla – copywriter e também director criativo – Marco Pupo.

Em conversa informal com o Shifter, João Coutinho relembra que a parceria de sucesso entre a Grey e a SUPGV está longe de ser uma novidade. No ano passado, por exemplo, a campanha “Unload Your 401k” foi premiada em Cannes, entre outras distinções, com um Titanium Lion. Mas este sucesso pode ser algo muito relativo. O tema da compra e venda de armas de fogo não é unânime nos Estados Unidos e prova disso é o facto de que, uma hora depois da publicação no vídeo no YouTube, o número de dislikes registado era o dobro do número de likes. Do outro lado do oceano, há ainda uma nação muito pro gun e por isso esta terá que ser vista como uma campanha capaz de, no mínimo, assumir o papel de agitar as águas.

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Quanto ao criativo português, volta desta forma a mostrar uma apetência especial para ideias capazes de melhorar o mundo em que vivemos. Isto depois de em 2013 ter sido um dos responsáveis pela multi-premiada campanha “Immortal Fans“, ainda ao serviço da Ogilvy São Paulo. Questionado sobre esta faceta de “despertador de consciências”, João diz que “estas são campanhas que dão sempre um gosto especial”. Enquanto uma salvou literalmente vidas, esta pode agora vir a gerar ainda mais discussão sobre um assunto que está ainda bem longe de estar resolvido.

Para terminar, fica uma nota de referência a um pequeno (e bom) pormenor relativo a este “Guns With History”: A música que ouvimos durante o vídeo chama-se The Mighty Rio Grande e pertence a uma banda texana de post-rock instrumental chamada… This Will Destroy You. Uma coincidência quase irónica que João Coutinho assume como tal, admitindo que a escolha do tema foi meramente musical.