A nova ferramenta do Genius permite-te anotar a web


Começou por ser uma comunidade para explicar letras de músicas de rap, tornou-se um site sobre rap e agora quer ir para além desse universo. A nova ferramenta do Genius permite-te anotar qualquer site da Internet e pode transformar a web num gigante fórum.

Para anotares uma página, tens de adicionar o prefixo genius.it/ antes do URL. Por exemplo: http://genius.it/shifter.pt/2015/04/a-nova-ferramenta-do-genius-permite-te-anotar-a-web. Seleccionas uma parte do texto ou uma imagem e escreves o teu comentário: uma história relacionada, uma explicação, links extra… qualquer coisa. As outras pessoas que visitarem a mesma página com o referido prefixo podem ver as tuas anotações (assinaladas a amarelo), fazer-lhes upvote ou downvote, comentá-las ou partilhar no Facebook ou Twitter, por exemplo.

geniusanotarweb

Se instalares esta extensão no Chrome, não precisas de usar o prefixo genius.it/ para ver e fazer anotações. Elas vão aparecer imediatamente visíveis nas páginas que visitares. Caso não uses Chrome, podes adicionar este Bookmarklet aos favoritos do teu browser.

“Só uma mão cheia de pessoas sabe que a funcionalidade que mais falta faz num browser e que deveria estar nele desde início é a possibilidade anotar qualquer página na internet”, refere a Genius no site da nova ferramenta.

A equipa do Genius deixa alguns exemplos de páginas onde podes encontrar anotações: a review do novo álbum de Kendrick Lamar pela Pitchfork, o código original de JQuery, o discurso State of The Union 2015 de Obama ou a página de Wikipedia de Christy Walton, a mulher mais rica do mundo.

geniusanotarweb_ex

Esta nova ferramenta do Genius é das cenas mais brutais que vimos a surgir nos últimos tempos. No fundo, o Genius vai conseguir transformar a web num gigante fórum online, uma vez que qualquer página pode ser sublinhada e anotada. O Genius conseguiu desenvolver ainda um sistema de comentários bem mais interessante que a tradicional caixa no final da página: a sua ferramenta permite-nos criar conversas lado a lado com o texto.